ATITUDE PARA VENCER A CRISE Parte 1

Atitude para Vencer a crise
Compartilhe nosso conteúdo.
Share on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook


ATITUDE PARA VENCER A CRISE
O momento econômico que vivemos no Brasil trouxe consequências brutais às empresas. Em meio a crise instalada – e a reboque da ansiedade, preocupação e até medo que assola boa parte de empresários e empreendedores – proliferam cursos, palestras, artigos, conselhos e dicas de especialistas apresentando receitas para vencer a crise.

Como superar a crise?

Parece óbvia a influência das circunstâncias na capacidade das organizações superarem a crise. Há segmentos com maiores desafios que outros. Há organizações mais capitalizadas que outras. Há líderes melhores preparados que outros. Há times mais mobilizados que outros. Há mercados mais acirrados que outros. Há culturas organizacionais mais adequadas ao momento que outras. Cada realidade é uma realidade e merece seu próprio diagnóstico e consequentemente seu devido remédio.

Há algo que quero lhe falar é que faz toda a diferença em sua capacidade e de sua organização superar a crise: proatividade. Ser proativo é uma atitude de responsabilidade. É você assumir o seu papel como grande agente impulsionador das mudanças. É não se lamentar, não acusar, não buscar culpados. Agir sobre seu campo de influência, pondo-se em movimento coordenado rumo a superação dos desafios.

Será que essa tem sido sua atitude? Ou você está reclamando da vida? Do governo? Do seu país? Da sua equipe? Do mercado? Será que você está chorando o leite derramado dos seus erros do passado? Lamentando-se por escolhas mal feitas?

Você líder de uma organização deve parar imediatamente com essa atitude!

Assuma responsabilidades. Lidere as mudanças diante dos desafios impostos pela crise. Enxergue os problemas mas creia que você e sua equipe são capazes de superá-los. Dimensione os prejuízos e perdas mas não permita sua mente enxergá-los maiores que sua capacidade de vencê-los. Junte os dados e fatos como meio de conhecer a realidade e encará-la de frente mas não para provar sua incapacidade de avançar.

Você empresário, empreendedor, gestor, líder, há solução para a situação adversa em que estás inserido: atitude proativa. Ela trará a mobilização, a criatividade, a ousadia, a coragem e a determinação que o momento exige. Você descobrirá as saídas e encontrará a energia necessária para levar adiante tudo que precisar ser executado. Creia nisso e aja!

Forte abraço,

Marcelo Andrade.

Compartilhe nosso conteúdo.
Share on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Facebook

comentários