consultores
área do cliente

4 dicas para construir um bom fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento dos recursos financeiros que entram e saem da empresa. Ele é composto pelas receitas e despesas do empreendimento e por isso indica com precisão o panorama financeiro dentro de um determinado período. Com ele é possível certificar se faltou ou sobrou dinheiro ao fim de um determinado período e se poderá negociar prazos maiores ou menores com clientes e fornecedores, por exemplo.

O fluxo de caixa serve para que o gestor consiga controlar os próximos passos da corporação, já que por meio da sua análise uma empresa decidirá, por exemplo, entre reorganizar o planejamento financeiro ou investir em recursos para a expansão do negócio. Por isso, independentemente do tamanho ou área de atuação da sua empresa, é muito importante que o uso do fluxo de caixa seja adotado de forma rotineira.

Agora que você já sabe a importância do fluxo de caixa na organização das suas finanças, aqui estão algumas dicas de como criar um bom fluxo de caixa para começar agora mesmo a melhorar a organização das finanças da sua empresa.

Verifique o saldo inicial da empresa

O primeiro passo para uma gestão financeira mais organizada e rigorosa é verificar quanto de dinheiro você possui em caixa. Liste também todos os valores que você irá receber e que precisa pagar a cada semana pelas próximas quatro semanas, sejam boletos a receber, duplicatas, faturas de cartão de crédito, pagamentos de fornecedores ou funcionários. Isso será o embrião do seu primeiro balanço de caixa.

Classifique suas receitas e despesas

Após feito o balanço do seu saldo inicial e do seu primeiro mês do fluxo de caixa, precisamos classificar todas essas transações. É importante que essas classificações sejam feitas no início, pois essas classificações serão o que ajudará nas análises futuras. Não existe regra para a categorização dessas transações. Pense em categorias que são relevantes para o seu negócio, como gastos com marketing, entregas, aluguel, materiais de escritório, salários, recebimentos à vista, à prazo, etc.

Mantenha os lançamentos atualizados

O ponto mais importante para um bom fluxo de caixa é que ele esteja sempre atualizado. Por isso, faça o controle diário, ou no máximo, semanalmente. Garanta que nenhum valor de entrada ou saída seja deixado de fora, para que ao fim do mês não haja algum buraco nas contas para atrapalhar a análise do fluxo de caixa.

Utilize um sistema para manutenção

Apesar de possível de se fazer o fluxo de caixa no papel e caneta, a longo prazo essa tarefa irá se tornar cada vez mais difícil e trabalhosa. Por isso é recomendável utilizar algum sistema, aplicativo ou pelo menos uma planilha no Excel para facilitar a manutenção e análise do seu fluxo de caixa.

Agora que você já possui um bom conhecimento sobre fluxo de caixa, é hora de pôr em prática as dicas que demos aqui para que seu negócio possa conquistar os objetivos desejados.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp