Quando se pensa em abrir uma empresa muito é dito acerca de finanças, lucro, valores e etc. E isso não necessariamente está errado. Porém, muito além do lucro, uma das principais funções de uma empresa é gerar um impacto positivo na vida das pessoas com as quais ela interage.
Vamos exemplificar: Ao abrir um negócio como um mercado, uma escola ou até mesmo uma lanchonete em um bairro, além de obviamente afetar economicamente aquele bairro devido a venda de um produto ou serviço e a movimentação do mercado, você também impacta socialmente aquele ambiente, pois também estão sendo oferecidos acesso facilitado a tais bens ou serviços que possivelmente não estariam disponíveis naquela área caso aquele negócio não existisse, além da geração de empregos e consequentemente a melhora na qualidade de vida tanto dos seus clientes quanto dos seus colaboradores.
Sendo assim, podemos dizer que o impacto social de uma empresa é a alteração da realidade no ambiente e nas pessoas que entram em contato com a mesma no momento em que ela passa a executar suas atividades.
A importância do impacto social de uma empresa
Mas por que precisamos ter em mente o impacto social da empresa ao tomar decisões sobre negócios? Como já falamos em outros artigos, o impacto social que sua empresa gera é exatamente a importância que ela tem na vida dessas pessoas (confira o artigo completo aqui), e trabalhar essa importância e ampliar o impacto social na vida dessas pessoas pode ser uma forma de melhorar ainda mais a imagem e a reputação da sua empresa. Retornando aos nossos exemplos, se você abriu uma escola de idiomas em um bairro um pouco mais afastado e com isso proporcionou o acesso facilitado aquela comunidade à um serviço essencial de qualidade, ao trabalhar na comunidade que está inserida e criar campanhas sociais que facilitem ainda mais o acesso ao seu serviço para os membros daquela comunidade, você além de aumentar o seu lucro por conseguir mais clientes, também vai melhorar a imagem da sua empresa naquela região.
E o impacto social da sua empresa não se limita apenas aos seus clientes, mas também aos seus funcionários e fornecedores. Ao ampliar o impacto social positivo que sua empresa gera a esses colaboradores do seu negócio, com capacitações aos seus funcionários ou favorecendo a contratação de fornecedores e funcionários daquela localidade, você também permite que eles se desenvolvam e consequentemente possam oferecer um serviço de melhor qualidade, fomentando o mercado local e melhorando a condição de vida dessas pessoas. E isso gera um ciclo positivo, pois quanto mais bem estar social e qualidade de vida um grupo possui, mais inserido no mercado consumidor ele está.
Quer saber mais sobre como sua empresa pode continuar evoluindo e impactando a vida das pessoas? Confira nossos outros artigos aqui do site e nossas postagens do Instagram e YouTube.