consultores
área do cliente

Lovemarks: O poder das emoções no marketing

Você já ouviu falar do termo lovemarks? Sabe como funciona a construção de uma lovemark? E quais os benefícios de investir nessa estratégia? Se a resposta para alguma dessas perguntas foi não, então esse artigo é para você.

Lovemark (ou lovebrands) é um conceito utilizado no Marketing que foi desenvolvido por Kevin Roberts, CEO da agência de publicidade Saatchi & Saatchi. O termo é utilizado para se referir a uma marca que conseguiu gerar um nível de confiança e comprometimento entre seus clientes que supera qualquer racionalidade e que por isso permanece em suas lembranças e é recomendada a outros potenciais clientes.

Como já citamos aqui em outros artigos que tratam de marketing e comunicação com o público, é imprescindível para qualquer marca que ela conheça profundamente seu público-alvo e foque nas suas necessidades para que o seu cliente possa, literalmente, sentir amor por ela.

Alguns dos nomes que vêm à mente quando falamos em lovemarks são Apple, Coca-Cola, Nike, Starbucks e outras grandes empresas mundiais, porém engana-se quem acredita que apenas multinacionais podem alcançar o status de Lovemark. Não é muito difícil encontrar negócios locais que utilizam o apego emocional e o carinho com o público para fidelizar clientes. Você provavelmente deve ter algum produto que, mesmo sem necessidade, tenha sido comprado por ter ouvido boas recomendações de um conhecido, ou até mesmo alguma marca que você tenha defendido e recomendado em alguma conversa.

Isso se deve ao fato de que conexões emocionais foram criadas entre a marca e seu consumidor. Segundo Kevin Roberts essas conexões se dão devido a três elementos: Sensualidade, Intimidade e Mistério.

Sensualidade

A sensualidade de uma marca, segundo Roberts, se dá quando uma marca tem a capacidade de estimular no consumidor vários de nossos sentidos. Por exemplo, um restaurante que consegue nos agradar tanto no paladar e no olfato pela comida que serve, como nos outros sentidos pelo design do interior do ambiente ou pela qualidade do atendimento que ele proporciona ao consumidor, tem mais chances de fidelizar um cliente que seus concorrentes.

Intimidade

As marcas que querem atingir o status de lovemarks precisam ser capazes de criar uma relação íntima com seus clientes, como se fossem um casal ou um amigo muito próximo. Esse relacionamento deve ser baseado em valores como confiança, respeito, transparência, comprometimento e empatia. O consumidor precisa sentir que além de cliente, ele também é parte daquela marca, e vice-versa.

Mistério

Gerar o mistério no contexto do marketing significa criar expectativas nos seus consumidores. Ou seja, é preciso deixar o gostinho de quero mais, e manter as surpresas, sempre disponíveis para gerar uma emoção inesperada nos clientes ao conhecerem seu produto.

Um exemplo claro disso são os grandes lançamentos da indústria do cinema e da música, que apostam cada vez mais em teasers e trailers para entregar um pouco do conteúdo ao consumidor, porém deixando sempre a expectativa do produto completo no final.

Outra forma que grandes lovemarks utilizam para criar esse mistério é contando histórias que deem asas à imaginação dos clientes, e fazer com que eles se visualizem dentro desses cenários, como vídeos de making of, bastidores, documentários e etc.

A importância de se tornar uma lovemark

Apostar nas emoções é algo que sempre irá render frutos. Pois é algo que o consumidor não consegue controlar. As lovemarks sempre irão sair na frente, pois conseguem por meio das emoções evitar o questionamento do cliente quanto a necessidade ou o valor de um produto ou serviço. Além disso, os consumidores de uma lovemarks acima de tudo são embaixadores da marca, divulgando e defendendo sempre que podem, e não há melhor marketing do que um cliente satisfeito.

Quer saber mais sobre marketing e outros temas relacionados a empreendedorismo? Confere nossa seção de conteúdo aqui no site e visite também nosso Instagram, estamos sempre trazendo novidades e cada vez mais informações para ajudar você e a sua empresa.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp