consultores
área do cliente

4 dicas para começar 2022 com o pé direito

Estamos chegando ao fim de mais um ciclo, e com 2022 vem a esperança e expectativa de um ano repleto de mudanças, principalmente devido a quase dois anos difíceis para a economia devido a pandemia. Para se preparar para mais esse desafio é preciso criar estratégias que tornem o seu negócio pronto para adentrar esse novo ano com o pé direito.

Observe o passado 

Para criar um planejamento eficiente, é preciso analisar o ponto de partida, a situação pessoal e o que nos trouxe aonde estamos. Por isso sugerimos fazer uma retrospectiva dos últimos dois ou três anos do seu negócio. Separe alguns dias e realize-a com calma, buscando identificar seus erros e acertos na sua gestão. Extraindo essas informações podemos traçar novas metas e evitar surpresas desagradáveis no ano que virá

Planeje o seu futuro 

Estabelecer metas e objetivos para o início de um novo ano é uma prática comum dentro e fora do ambiente corporativo. Aqui nós propomos transformar essas metas criadas em um plano concreto, criar um compromisso da sua empresa para com o ano que se iniciará. Entenda suas prioridades para 2022 e coloque-as num papel. Seja conseguir mais clientes, ampliar seu negócio, aumentar seu faturamento ou abrir uma nova linha de produtos, o importante é possuir um objetivo e traçar um caminho para chegar até lá. Para isso, estabeleça um prazo, defina suas ações e coloque-as num calendário. Assim será possível mensurar quanto tempo será necessário para se realizar cada etapa.

Analise mais os seus concorrentes 

Avaliar empresas que realizam um trabalho semelhante ao seu é um bom ponto inicial para iniciar mudanças na sua gestão. Observe pontos chaves para evidenciar ações que podem ou não ser aplicadas em seu negócio.

Alguns dados e indicadores que podem ser analisados são: Como sua concorrência se comunica com o público, como divulga seus produtos, como realiza o atendimento e etc. Procure identificar quais os pontos fortes e fracos do negócio pelo ponto de vista dos clientes.

Preserve a sua imagem 

Assim como avaliar as empresas que lhe cercam, é importante também avaliar a si mesmo e a imagem que você passa, pois outras empresas (e clientes) também estarão avaliando o seu negócio constantemente. Procure entender qual a imagem que você passa e como melhorá-la é de extrema importância para quem quer fidelizar clientes. Utilize ferramentas de feedback para colher informações e aplique as mudanças necessárias para atender as demandas.

Uma dica de ouro é: As redes sociais não servem apenas para expor produtos e realizar o marketing digital, elas são uma ferramenta poderosa para aproximar seu negócio do seu público e podem ser a fonte de comunicação que sua empresa precisa para que o seu cliente saiba que as mudanças que eles querem ver, estão sendo executadas.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que o seu negócio estará mais que preparado para o 2022 e para os outros anos que o sucederão. 

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp