Existe um ditado popular que diz “A grama do vizinho é sempre mais verde”, que de forma simples quer dizer que olhando de fora, a vida do outro é sempre melhor que a sua. Ele surge do instinto natural do ser humano de comparar aquilo que possui com as outras pessoas.
Esse instinto surge desde a infância. Comparamos os brinquedos, as notas na escola, a roupa que usamos, características físicas e emocionais com qualquer pessoa que nos cerca. No mundo corporativo isso não é diferente.
No artigo de hoje iremos falar sobre o benchmarking, uma estratégia de gestão que se baseia no ato de comparar o seu negócio com a sua concorrência com a intenção de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa.
O que é benchmarking?
Benchmarking é uma expressão que deriva da palavra benchmark, que traduzindo para o português significa referência. O benchmarking consiste em uma análise aprofundada das empresas que são referências, e visa otimizar os resultados de um negócio ou marca.
A pesquisa e conhecimento profundo do benchmark mostra quem são os concorrentes do setor e como eles atuam. É realizada por meio de uma investigação comparativa contínua de produtos, serviços e práticas empresariais entre uma organização e seus concorrentes.
Esta prática já é utilizada há muito tempo nas indústrias. Foi introduzida pela Xerox, que chegava a desmontar os equipamentos de suas concorrentes, Canon e Nashua para descobrir como as mesmas conseguiam comercializar seus produtos a preços inferiores aos seus.
Tipos de Benchmarking
O Benchmarking pode possuir vários propósitos dentro de uma empresa. Em cada um deles a pesquisa irá focar diferentes pontos de vista e coletará informações valiosas que podem auxiliar em diversos aspectos.
- Benchmarking Competitivo
É o estudo de benchmarking mais realizado pelas empresas. O foco desse tipo é as técnicas e resultados da concorrência na intenção de superá-las, é uma pesquisa um pouco mais complicada de se realizar, já que as empresas costumam esconder as suas práticas. Afinal, com esses dados é possível saber exatamente por que um concorrente está fazendo sucesso e o que satisfaz os seus clientes.
- Benchmarking Internacional
Aqui o objeto de estudo são as empresas internacionais e a intenção é conhecer as últimas tendências e o estado da arte em termos de tecnologias, processos e outros dados que podem alavancar uma empresa no cenário nacional. Os dados normalmente são coletados diretamente com as empresas ou realizando uma análise de mercado no cenário mundial.
- Benchmarking Interno
No benchmarking interno a análise é feita dentro da própria empresa, é bastante utilizado em empresas que possuem afiliadas que estão conseguindo muito sucesso, porém também pode ser utilizada para comparar setores diferentes de uma mesma empresa. Desta forma é possível entender quais são as atitudes e métodos que estão obtendo sucesso para replicar em outros setores ou novas unidades.
- Benchmarking Genérico
Essa pesquisa faz a comparação de diversas características e funcionalidades semelhantes de empresas, não se fixando àquelas que fazem parte do mesmo setor. Algumas das características que podem ser analisadas são a entrega do produto ao cliente, qualidade no atendimento, funil de vendas.
- Benchmarking Funcional
O benchmarking funcional atua de forma semelhante ao genérico, porém aqui o objeto de estudo são apenas as empresas de segmentos diferentes, e tem a intenção de adaptar técnicas e etapas do processo de empresas que podem ser aplicadas no seu negócio.
- Benchmarking Ambiental
Este tipo de estudo visa como o próprio nome já diz analisar um comparativo acerca das atividades da concorrência e o impacto que elas trazem ao meio ambiente, tem como objetivo trazer uma forma de trabalhar mais sustentável e nos últimos anos houve um grande aumento no número de empresas que buscam esse tipo de pesquisa, devido a preocupação do público geral com questões ambientais que vem crescendo.
- Benchmarking Cooperativo
Aqui a palavra-chave é trabalho em grupo. Esse tipo de pesquisa ocorre quando duas ou mais empresas firmam uma parceria para trocar experiências e compartilhar dados que possam contribuir para o crescimento de todas as partes envolvidas. Um exemplo claro é quando uma empresa possui um bom indicador no atendimento e relacionamento com os clientes e outra possui uma boa prática de vendas ou processo de produção. Juntas elas podem realizar um levantamento de dados que permite a comparação e compartilhamento de práticas eficientes.
Por que fazer benchmarking?
Com o benchmarking é possível descobrir práticas de sucesso de empresas que estão em evidência ou identificar novas tendências para sair na frente. Realizar comparações com as empresas que te cercam, concorrentes ou não, pode permitir o que pode ser melhorado na sua e aprimorar seus processos e práticas empresariais e aprender com quem já passou pelos mesmos problemas e desafios que você.
Nem sempre a grama do vizinho é a mais verde, às vezes você só precisa entender melhor como cuidar da sua. Realizar uma boa análise com um olhar crítico no gramado do vizinho pode trazer a sabedoria para cuidar melhor do seu gramado.
Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre benchmarking ou outros assuntos relacionados a Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.