consultores
área do cliente

Storytelling: o que é e como executar com sucesso

Desde os primórdios da sociedade contar histórias tem sido um dos meios mais utilizados na hora de se comunicar. Desde as histórias para dormir que ouvimos quando crianças, até as notícias que lemos quando adultos, estivemos sempre cercados de histórias. Na hora de vender não seria diferente.

E é aí que entra o storytelling, utilizando o desejo humano em contar e ouvir histórias como técnica de marketing e venda, é possível construir um enredo ou história com a capacidade de proporcionar emoções no público e criar relações com a sua empresa.

E é sobre storytelling que falaremos no artigo de hoje. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, vem com a gente nessa história. 

Eu acredito inclusive que você provavelmente está se perguntando…

O que é storytelling?

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos. O uso de personagens, ambientes, conflitos e uma mensagem com começo, meio e fim é uma das formas de cativar o leitor e transmitir uma mensagem.

O storytelling é uma ferramenta muito utilizada na publicidade e no marketing pois tem o objetivo de influenciar a decisão de compra das pessoas por meio das emoções, despertando gatilhos mentais e histórias já vivenciadas.

Com o bom uso do storytelling é possível fazer com que sua marca seja sempre lembrada pelos consumidores, pois elas associam as histórias e os gatilhos mentais aos seus produtos e serviços, tornando mais fácil a venda.

E se você quer começar a utilizar o storytelling na sua empresa, se liga aí que nós preparamos algumas…

Dicas para um Storytelling de sucesso

  1. Reúna informações sobre sua marca;

Toda história possui um ponto de partida, um local de origem. Sua marca é esse ponto. Ao pesquisar o histórico da empresa, sua visão inicial de negócio, pontos marcantes da jornada da empresa, datas importantes e fatores que levaram a mudanças nela são pontos importantes na hora de construir um bom storytelling.

  1. Planeje quem será o leitor da sua história;

É importante ter sempre em mente que a história é construída para o leitor. Planejar quem é o público-alvo da história permite que você consiga levar melhor em consideração quais pontos importantes como a linguagem, o conteúdo, os fatos relevantes, as emoções a serem passadas. 

  1. Qual a importância da sua história? Por que ela precisa ser ouvida?;

Defina qual é o objetivo que deseja alcançar com a sua história. Tenha sempre em mente que esse objetivo deve ser algo benéfico para o leitor, e que ele deve estar claro na sua história. Lembre-se, nem sempre o que é importante para você é importante para o leitor.

  1. Não tenha medo de relatar erros ou problemas;

Admitir erros ou falhas que um personagem possui o torna mais humano, histórias perfeitas não atraem o público, personagens perfeitos não chamam a atenção. Os obstáculos que encontramos na jornada são o que fazem a conquista valer a pena.

  1. Permita que o leitor se veja na sua história;

Um roteiro de storytelling deve possuir personagens e situações que despertam a empatia dos leitores. Ao espelhar a narrativa na vida das pessoas que irão ler sua história você permite que elas sintam que aquela poderia ser a jornada delas.

  1. Não perca o objetivo de vista;

Mesmo que imperfeita, sempre finalize a sua história. Depois de finalizada, revise-a e veja se o objetivo foi alcançado e a mensagem que você queria passar está clara. Encontre pontos de melhoria e execute-os. Mas durante a primeira escrita, sempre conclua o processo antes de iniciar a edição.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp