consultores
área do cliente

Utilizando o modelo AIDA para vender mais

As vendas são a parte mais importante de qualquer empresa. Afinal são elas que mantêm o negócio vivo. Por isso, a busca constante por estratégias para aumentar as vendas faz parte da rotina de qualquer empreendedor. 

Áreas como o marketing e a publicidade estão sempre em busca de novas maneiras de motivar o desejo de compra nos consumidores e gerar mais leads de qualidade que se converterão em clientes.

Uma dessas estratégias de marketing é o modelo AIDA. Com mais de 100 anos de história, essa metodologia tem se provado uma ferramenta eficaz na criação de campanhas de publicidade de sucesso. Se você ainda não conhece o modelo AIDA, então você precisa ler o artigo dessa semana.

O que é o modelo AIDA 

AIDA é um método muito utilizado nos times de marketing e de vendas para auxiliar na condução de seus leads de maneira planejada, passando por todas as etapas do funil de vendas.

Usando como base o comportamento do consumidor, a metodologia considera seus anseios, necessidades e desejos para criar uma abordagem capaz de despertar gatilhos que induzam o consumidor à compra.

O nome AIDA vem do acrônimo de 4 palavras, que consistem nas 4 etapas e nos 4 gatilhos que a metodologia busca despertar no consumidor, que são: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Os quatro passos do modelo 

Atenção

A etapa da atenção consiste no primeiro contato do seu futuro cliente com a sua empresa ou com o produto/serviço que ela oferece. O objetivo nessa etapa é, como o nome já diz, chamar a atenção do cliente, despertar a curiosidade.

Aqui, é importante fazer uso dos elementos audiovisuais, como por exemplo um anúncio chamativo, uma landing page atrativa, um inicio de vídeo diferenciado. Aposte em uma abordagem diferenciada, uma mensagem que desperte curiosidade ou um local diferenciado para anunciar. O importante é fazer com que o cliente pare e observe o que você tem a dizer.

Interesse

Depois de conseguir a atenção do futuro cliente, o próximo passo é despertar o interesse dele pelo que sua empresa tem a oferecer. Nesse momento o cliente já entrou no seu funil de vendas e já possui alguma ideia de compra na cabeça, que precisa ser amadurecida.

O segredo aqui é mostrar a relevância da sua marca e seu produto/serviço para o lead. Mostre que você pode ajudá-lo com a dor que ele possui. Tenha suas mensagens claras e de fácil entendimento. Aqui não é o momento de fontes divertidas, mensagens confusas ou textos ambíguos. O consumidor precisa criar uma relação de confiança com sua empresa e não pode ter espaço para questionar uma segunda opção.

Desejo

Na terceira etapa, o cliente já conhece sua empresa e sabe que ela oferece algo que pode ser benéfico para ele. O que precisamos agora é converter o “Gostei disso, achei interessante” em “Eu quero, eu preciso disso”.

Aqui você precisa ser ágil e preciso, pois esse é o momento onde o cliente está mais propenso a procurar outras opções, afinal ele já tem conhecimento do produto/serviço, conhece seus benefícios e sabe que ele pode resolver um problema que está enfrentando. Por isso, o objetivo principal é convencer o cliente que sua empresa é a melhor opção. Deixe claro os benefícios que só a sua empresa pode trazer, agregando valor ao seu produto/serviço. Mostre o seu diferencial.

Ação

Se você conseguiu chegar até essa etapa, significa que o cliente já possui o desejo de adquirir algo que sua empresa oferece e está disposto a finalizar a compra, ele só precisa do último empurrãozinho. Esse é o momento do gran finale, do xeque-mate.

Aqui é o momento de utilizar todas as armas do arsenal de vendas. Descontos antecipados, testes gratuitos, ofertas, garantias, políticas de devolução. Algumas empresas utilizam a estratégia de colocar temporizadores nas suas ofertas, ou colocar a quantidade que está sobrando no estoque, trazendo uma sensação de urgência no consumidor, que se não finalizar a compra logo, irá perder a oportunidade.

Aplicando o modelo AIDA 

Se você se interessou e quer aplicar o modelo AIDA na sua empresa, antes de mais nada existem algumas coisas que são importantes de se saber para ampliar ainda mais a taxa de sucesso dessa estratégia.

Conheça o seu público alvo. É impossível desenvolver conteúdo que capte a atenção ou desenvolva o interesse ou desejo do seu público se você não conhecer seus públicos. O modelo AIDA se baseia em saber as necessidades, preferências e gostos do consumidor e utilizá-los para motivar o desejo de compra.

Conheça cada detalhe do seu produto. Para convencer os consumidores, é preciso deixar claro para eles quais são as vantagens competitivas do seu produto e como ele pode auxiliar o consumidor com suas dores. Enaltecendo o seu diferencial em relação à concorrência.

Crie conteúdos para cada estágio. Não tente pular etapas ou se preocupe em realizar os quatro estágios do modelo AIDA em um só conteúdo publicitário. A jornada de compra não se chama jornada a toa. Mantenha o foco em cada etapa e guie o consumidor de forma natural em cada etapa do funil de vendas.

Utilize diversas plataformas. O modelo AIDA pode ser implementado nos mais diversos meios de comunicação, explore o máximo possível de cada um deles e diversifique sua abordagem para que o cliente possa conhecer sua marca e seu produto em qualquer lugar que ele esteja.

Ofereça um diferencial. Apesar de efetivo para conseguir captar a atenção do cliente ou até mesmo o interesse, existe um limite de quão longe o modelo AIDA poderá levar o cliente por conta própria. É preciso que sua marca e seu produto possuam um diferencial e um motivo para serem desejados para finalizar a compra. Convença o cliente de que ele está prestes a adquirir algo único e que nenhuma outra empresa poderá fazer por ele o que a sua fará.Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp