Estabelecer metas adequadas e garantir que elas sejam atingidas é algo que sempre está na cabeça de qualquer gestor. Por estarmos no meio do ano e em muitas empresas esse pode ser o momento para definir as próximas metas, sejam elas bimestrais, trimestrais ou semestrais ou até mesmo avaliar e redefinir as metas anuais, afinal nunca é tarde demais para parar e analisar o que tem acontecido e traçar um novo plano. Seja qual for a sua situação, se você chegou até aqui, provavelmente deve estar pensando em definir alguma meta e tem dúvidas de como fazer isso sem errar. E por isso, no artigo de hoje o nosso objetivo é fazer com que você termine essa leitura pronto para não apenas definir suas metas, mas também para alcançá-las. Vamos lá?
Quanto o assunto é meta, não podemos esquecer
Não importa qual o ramo ou tamanho da sua empresa, você sempre pode melhorar seus resultados. Toda empresa busca crescer e faz disso o seu objetivo, porém nem sempre esse objetivo é transformado em meta, e por isso fica mais difícil alcançá-lo. O objetivo da sua empresa pode ser vender mais ou diminuir a taxa de reclamações e devoluções de um produto, porém esse objetivo só se tornará uma meta, quando atribuirmos a ele um valor e um prazo, como por exemplo: Aumentar o número de vendas (objetivo) em 30%(valor) até o fim do ano (prazo).
Essa é a parte simples, mas como saber se essa é a meta correta para alcançar? Afinal não podemos apenas jogar valores e prazos de forma aleatória e tentar alcançá-los de forma não-planejada. Para definir uma boa meta, o método mais utilizado é o modelo SMART. Que nada mais é do que um acrônimo do inglês com os parâmetros para uma boa definição de tempo. Específica (Specific), Mensurável (Measurable), Atingível (Attainable), Relevante (Relevant), Temporal (Time Based). Apenas possuindo essas cinco características, uma meta estará adequada para o seu negócio.
Dicas para ajudar no estabelecimento de metas
Às vezes mesmo com o modelo SMART muitos gestores possuem dificuldades em encaixar as suas metas nas cinco características, afinal não é tão simples entender se suas metas são desafiadoras o suficiente sem se tornarem inatingíveis, ou se o cronograma planejado se encaixa na realidade da empresa. Por isso trouxemos algumas dicas para ajudar a estabelecer a meta ideal para a realidade da sua empresa.
Benchmarking
Um norteador comum na hora de definir boas metas é analisar os números de outras empresas do mesmo setor ou segmento e usar esses resultados como alvos a se alcançar ou a superar.
Histórico de desempenho
Um dos aspectos mais comuns e mais simples na hora de definir metas é analisar seus próprios resultados e utilizá-los como base, neste momento existem duas abordagens que podem guiá-lo na definição das metas.
Na primeira, reúne-se os resultados alcançados no último ano, e utiliza-se os indicadores mais altos e estabelecemos como base na definição da meta. Obtendo com isso uma meta desafiadora, pois é um resultado que não é adquirido com frequência, porém não é impossível ou foge da realidade da empresa, pois já está comprovado que aquele resultado já foi alcançado. Aqui a busca é por consistência nos resultados.
Na segunda abordagem também se reúne os resultados alcançados no último ano, porém utilizando agora como base a média dos indicadores, sendo ela o valor mínimo a ser alcançado nos meses onde esse valor não foi atingido, e nos meses onde ela já foi alcançada, incrementa-se essa média para um número maior.
Escalonamento da meta
Outra estratégia importante muito utilizada, principalmente em conjunto com o Benchmarking e as metas baseadas no histórico, é o escalonamento de metas. Nessa estratégia temos um número final a ser atingido, como por exemplo os resultados de uma concorrência que está acima da sua realidade ou o melhor histórico no ano anterior, que pode de início parecer uma meta fora da realidade atual do negócio. Com o escalonamento definimos esse número como o resultado final a ser atingido e a cada período de tempo (mensal, bimestral etc) a meta definida vai sendo incrementada de forma a alcançar o número desejado.
Mãos à obra!
Lidar com metas é, e precisa ser, sempre um desafio. Encorajar os funcionários a aceitar e enfrentar esses desafios deve ser parte da cultura da sua empresa. Ao aumentar a meta considerando alguma das técnicas que citamos aqui, de início pode parecer algo impossível ou muito distante da realidade, por isso é importante que o espírito de equipe e a motivação mútua estejam presentes na realidade da organização para que o medo de enfrentar o desafio não impeça sua equipe de prosperar.
Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.