Ter bons líderes é um dos pilares de sucesso de qualquer empresa. Por isso, desenvolvimento de lideranças deve ser algo incluído na rotina da gestão de pessoas.
Uma das principais características buscadas em líderes é a resiliência. Afinal, um bom líder hoje em dia deve estar pronto para lidar com as crises, mudar quando se faz necessário e, ainda assim, motivar a sua equipe, encorajando neles as mesmas atitudes.
Ser resiliente é benéfico tanto para o líder como indivíduo quanto para a empresa – Isso ficou ainda mais claro no contexto da pandemia dos últimos dois anos.
Não se preocupe se você ainda não se sente um líder resiliente ou não consegue identificar a resiliência nas suas futuras lideranças, pois, ao contrário do que se acredita, a resiliência pode ser desenvolvida ao longo da carreira.
Se você quer saber um pouco mais sobre desenvolvimento de lideranças resilientes, continue lendo este artigo!
O que é resiliência?
Na física, resiliência é sinônimo de elasticidade, ou seja, é a capacidade dos corpos de retornarem a sua forma original após sofrer algum choque ou deformação.
Na psicologia, por outro lado, a resiliência representa a capacidade de um indivíduo de se adaptar e se recuperar de situações de extremo estresse, risco social ou eventos traumáticos.
Não se engane e ache que apenas colocar uma pessoa em constantes situações difíceis ou estressantes irá fazer com que ela desenvolva resiliência. Encorajar situações de crise e pressão psicológica no local de trabalho é uma receita certeira para desenvolver um esgotamento físico e mental no colaborador. Desencadeando uma série de problemas de saúde.
A importância da resiliência no desenvolvimento de lideranças
Na liderança, a resiliência permite ao indivíduo a capacidade de ver os erros e fracassos como oportunidade de melhoria e pontos de desenvolvimento de forma ágil, mantendo o clima e a motivação da equipe positivas mesmo em meio a crises.
Um artigo, de 2016 do portal Administradores, evidencia que gestores resilientes tornam as empresas mais competitivas, pois melhoram a autoestima própria e da equipe, confiam em suas competências e habilidades além de estimular a realização de tarefas.
Líderes resilientes tendem a promover a busca por resiliência na sua equipe, fazendo com que surjam também novos futuros líderes resilientes.
Desenvolvendo a resiliência nos líderes da sua empresa
Considerando que a resiliência é uma habilidade que pode ser desenvolvida, como podemos então motivar esse desenvolvimento nos atuais e futuros líderes?
O primeiro passo, para o líder, é estar ciente dos cenários de crise. Reconhecer a própria vulnerabilidade e a realidade que está enfrentando é um passo importante para conseguir transmitir segurança à sua equipe. Entender que mesmo um líder, não possui todas as respostas de imediato o coloca mais próximo da equipe.
Nesse momento é importante incentivar o autoconhecimento da equipe como um todo. Reconhecer seus pontos fortes, pontos de melhoria e como todos podem contribuir para o desenvolvimento de sua própria resiliência.
Por último, e mais importante. Forneça sempre o suporte necessário. Não apenas condições para execução do trabalho, mas também fornecer apoio emocional, ainda que remotamente. É importante para o desenvolvimento de lideranças e da equipe viver situações difíceis para conhecer e expandir os seus limites, mas também é preciso que ela tenha consciência de que conseguirá sair da situação difícil, retirando aprendizados e experiências para novas situações.
Gostou do nosso artigo? Faça parte já da nossa comunidade no Telegram e receba em primeira mão todo o nosso conteúdo gratuito. Para mais artigos, visite a seção de Conteúdo aqui do nosso site.