consultores
área do cliente

Marketplace Verticalizado: O que é essa nova vertente do e-commerce?

Cada dia que passa, o virtual e a comodidade que ele traz para o nosso dia-a-dia vem sendo ampliado e na compra e venda de produtos não seria diferente. O marketplace online é uma tendência que vem crescendo e em tempos de pandemia e estabelecimentos físicos fechados o aumento desse mercado não é nenhuma surpresa.

Marketplace online é um “ponto de encontro” entre compradores e vendedores para realização de negócios. Parece uma definição ampla, mas é um bom ponto de partida para identificar onde o negócio se encaixa no contexto, sendo um intermediário entre seus fornecedores e seus clientes.

Alguns exemplos gigantes desse segmento são Amazon, Aliexpress, EBay no cenário internacional, no nacional temos Casas Bahia, Lojas Americanas, Submarino também como marcas consolidadas no ramo. Se analisarmos bem, essas lojas atuam no virtual como um shopping, de forma horizontal e cobrindo diversos públicos com diversos tipos de produtos e serviços. Mas por que iniciar um negócio encarando de frente marcas tão grandes e consolidadas no mercado? Por que não tentar uma abordagem mais específica e conseguir fidelizar clientes de um nicho de mercado mais fechado?

É aí que entra o Marketplace Vertical, uma vez que ele possui um nicho de produtos específicos, pode se adaptar melhor e por entender as necessidades do cliente, pode dar uma experiência melhor de compra. Se analisarmos mais detalhadamente Marketplaces como o iFood e o Uber, por exemplo, podemos notar que apesar de não serem necessariamente empresas pequenas ou de varejo, ao se especializar em um serviço específico, eles conseguem realizar suas atividades com excelência e atender melhor o cliente. 

A comunicação e o conteúdo que será oferecido no marketplace vertical precisa ser estudada a fundo, realizando uma análise do seu público-alvo, quais são as suas necessidades e principalmente como abordar e dialogar com esse público, identificando as brechas existentes no mercado e onde a concorrência vem falhando. 

Ao trabalhar a verticalização do seu mercado, se adquire uma facilidade em atender as necessidades dos seus stakeholders, tornando a sua atividade fim mais enxuta e focada. Para que assim possa se pensar em expansão e uma possível horizontalização.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp