No papo de hoje, voltamos a falar sobre soft skills, porém desta vez vamos partir para a mão na massa e falar sobre quais as soft skills mais importantes para se desenvolver em qualquer área de atuação e também como você empreendedor pode cultivar essas habilidades na sua empresa.
Como já falamos em nosso artigo anterior sobre soft skills, trabalhar essas habilidades é de extrema importância para que o funcionário possa se desenvolver melhor no ambiente de trabalho e consequentemente exercer sua função de forma mais efetiva. Mas como desenvolver essas habilidades na minha empresa? E que habilidades devo cultivar em meu ambiente de trabalho? É sobre isso que iremos falar hoje.
Soft Skills em alta no mercado de trabalho.
- Comunicação;
A habilidade de dialogar com seus colegas de trabalho e de também ouvi-los é de extrema importância para a resolução de conflitos e divergências, assim como para evitar ruídos na comunicação que prejudicam na realização de tarefas.
- Trabalho em Equipe;
Essa habilidade é essencial em qualquer ambiente de trabalho. Saber cooperar com suas equipe e respeitar suas diferenças, contribuindo assim, para o interesse coletivo da empresa.
- Liderança;
Ainda sobre trabalhar em grupos, a capacidade de inspirar, motivar e liderar equipes. Servindo de exemplo, delegando responsabilidades e cobrando resultados sem constranger o grupo.
- Flexibilidade;
Esta habilidade está ligada à capacidade de se adaptar a mudanças de cenários e entregar um serviço de qualidade, mesmo frente a adversidades ou situações inesperadas.
- Resiliência;
Capacidade de se reerguer frente a situações adversas e de stress. É entender que todos estão suscetíveis a erros e falhas.
- Organização e Gestão de tempo;
Habilidade de extrema importância tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal. Quando se trabalha bem o tempo, é possível realizar mais e gerar mais resultados num período de tempo.
- Criatividade;
A habilidade de pensar “fora da caixinha” e inovar na hora de trazer soluções.
- Proatividade;
Capacidade de tomar a frente na solução de problemas e encontrar formas de resolver problemas que impeçam a realização de trabalhos ou que atrapalhem as atividades.
- Empatia;
É a capacidade de se colocar no lugar do outro, e entender seu background e seus problemas, permitindo que se conecte com pessoas com diferentes pontos de vista sobre os mais diversos temas.
- Ética no trabalho;
Por último, mas não menos importante, temos a Ética, o comprometimento com as regras da empresa e o senso comum de moralidade e respeito ao ambiente de trabalho.
Como desenvolver soft skills em uma empresa.
Por mais natural que sejam, as habilidades socioemocionais são totalmente treináveis. É possível implementar dentro da sua empresa, momentos onde essas habilidades serão trabalhadas e desenvolvidas.
Alguns dos métodos de treinamento de soft skills são momentos de imersão, mentorias ou palestras, onde pessoas de cargos de liderança podem oferecer orientações, servir de exemplo e criar uma cultura de ajuda mútua dentro do ambiente de trabalho. Outros métodos apresentam formas mais técnicas de desenvolvimento das soft skills, como a gamificação, que aborda as habilidades socioemocionais com jogos interativos e transforma informações subjetivas como resiliência e empatia em dados numéricos e de gerenciamento mais fácil. Temos também os processos de feedback, que permite uma auto análise do profissional acerca dessas habilidades e possibilitando que ele perceba onde ele pode melhorar.
Independentemente do método utilizado, o importante é construir uma equipe capacitada a desempenhar suas funções com uma alta qualidade e além disso, desenvolver o capital humano da sua empresa, significa desenvolver o ambiente em que sua empresa está inserida, pois seus funcionários afetam diretamente o ambiente externo.
Esperamos ter ajudado a entender um pouco mais sobre a importância das habilidades socioemocionais e a necessidade de desenvolver os recursos humanos da sua empresa.