consultores
área do cliente

1º de dezembro – Dia mundial de combate à AIDS

Em 1º dezembro é conhecido o dia mundial de combate a Aids que tem por finalidade alertar toda a sociedade sobre a doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, no Brasil, é celebrada anualmente desde 1988, um ano após a Assembleia Mundial da Saúde fixar a data.

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, no qual é transmitido geralmente por contato sexual desprotegido com pessoas contaminadas. Pode também ser transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos cortantes. Diferente do que muitos pensam, ter o vírus do HIV não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico já se encontra debilitado, tornando o paciente mais suscetível a doenças conhecidas por oportunistas, tal como a sífilis, pneumonia, dentre outras. Sendo assim, não se morre de Aids e sim, das complicações geradas por tais doenças.

Os primeiros casos da doença foram descobertos nos Estados Unidos, Haiti e África Central nos anos de 1977 e 78. No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em São Paulo, em 1980. As formas de transmissão da doença só passaram a ser compreendidas em 1982 quando passou a ser diagnosticada como síndrome.

O símbolo que representa a luta contra a doença é representado pelo laço vermelho que foi criado pela Visual Aids (visualaids.org) de New York, no ano de 1991. A organização quis prestar uma homenagem aos amigos portadores da doença através da cor vermelha que remete ao sangue e a paixão.

A Aids, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, se faz necessária uma proteção eficiente. O Dia Mundial de Combate à Aids tem como objetivo chamar a atenção sobre a doença, desde a sua prevenção até o seu tratamento e, com isso, tentar reduzir o grande preconceito que ainda circula entre a sociedade.

É importante mostrar para a população que não se contrai o vírus com um aperto de mão ou um abraço em pessoas infectadas. Além disso, a Aids hoje não é uma sentença de morte, sendo possível viver normalmente com a doença. Porém, se faz necessária a precaução com sua transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que consequentemente pode afetar a qualidade de vida do indivíduo.

Portanto, o dia 1º de dezembro serve não só como alerta, como também uma forma de repensarmos nossas atitudes com os portadores da doença. Não se trata de um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e a solidariedade.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp