Empreender não é uma tarefa nada fácil, exige determinação, dedicação, resiliência e acima de tudo um bom conhecimento sobre mercado. Devido a recentes crises econômicas e uma crescente taxa de desemprego, grande parte dos brasileiros optaram pela abertura de um negócio próprio como fonte de renda. Atualmente mais de 25% da população adulta está envolvida na abertura de um novo negócio, somando cerca de 53 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, desenvolvendo um novo negócio ou mantendo um empreendimento.
Apesar do grande número de empresas em funcionamento, muitas das pequenas e médias empresas não funcionam por muito tempo e encerram suas atividades com menos de dois anos de funcionamento. Segundo um levantamento realizado pelo SEBRAE, cerca de 27% das PME (pequenas e médias empresas) fecham nos primeiros dois anos de funcionamento.
Mas não deixe que esses dados desencoraje você empreendedor que está iniciando agora essa jornada, pois como em qualquer outra área, ao administrar um negócio é comum se cometer erros quando se está iniciando. E foi pensando nisso que no artigo de hoje decidimos trazer os erros mais comuns que empreendedores iniciantes cometem ao abrirem seus negócios, e como evitá-los para que sua empresa entre para as estatísticas de sucesso e prosperidade.
Não possuir um bom planejamento.
Ao iniciar um novo negócio é preciso ter um plano e objetivos bem definidos para que o empreendedor defina suas metas a curto, médio e longo prazo. As estatísticas mostram que uma a cada três empresas fecham em menos de um ano de funcionamento por falta de planejamento.
Para evitar isso, estabeleça metas que sejam claras, específicas, mensuráveis e que se encaixam na realidade do seu negócio. Já deu uma olhada no nosso artigo sobre metas?
Desorganização financeira.
A gestão financeira é um dos maiores desafios para quem inicia um negócio, muitos empreendedores possuem conhecimento sobre a atividade-fim da sua empresa, mas não sabem como fazer essa atividade render e como gerenciar suas finanças. Saber identificar a origem e o destino de cada real que circula na sua empresa vai ajudá-lo a identificar onde você deve economizar e onde investir mais dinheiro.
Para mais dicas de gestão financeira confira o nosso canal no YouTube, lá estamos sempre trazendo dicas sobre finanças e vários outros temas.
Confusão Patrimonial.
Ainda falando sobre finanças, um outro erro muito cometido principalmente em micro e pequenas empresas é o da confusão patrimonial. Ele ocorre quando o empresário utiliza dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, como a fatura do cartão de crédito, as contas de casa e etc. Além de prejudicar a organização financeira, essa atividade cria uma impossibilidade de avaliar de forma realista a rentabilidade do negócio e é o primeiro passo para maiores complicações financeiras de um negócio.
Para evitar essa bola de neve, o empreendedor deve fixar uma retirada mensal, chamada de pró-labore e encará-la como um salário. O resto dos recursos deve ser aplicados no crescimento empresa
Ignorar marketing e divulgação.
Ao começar uma nova empresa, independente do tamanho, é preciso ter em mente estratégias de comunicação com o público que você almeja alcançar. O marketing é uma ferramenta imprescindível nos primeiros passos do seu negócio, que é quando ele precisa ser visto e ficar conhecido para atrair clientes.
Algumas dicas iniciais e sem grandes custos são a criação de perfis nas mídias sociais com divulgação de novidades e promoções, a criação de programas de fidelidade. Para mais sugestões de marketing, confira nosso Instagram e nossos outros artigos aqui no site, temos vários textos sobre esse e vários outros assuntos.