consultores
área do cliente

4 exemplos de empresas que aderiram a uma iniciativa sustentável

Sustentabilidade vem sendo a palavra-chave em muitos debates na nossa sociedade. O impacto da atividade humana, principalmente na indústria, e os danos causados na natureza são profundos e, se nenhuma atitude for tomada, podem se tornar irreversíveis. Dito isso, a necessidade de trabalhar em conjunto em prol do bem coletivo nunca foi tão grande.

Por isso, é de suma importância que empresas utilizem seus recursos e influência para fazer uma mudança positiva e minimizar os prejuízos causados pelos seus processos na natureza.

Apesar dos custos, investir em um negócio sustentável pode ser vantajoso a longo prazo – tanto ecologicamente quanto financeiramente – já que além da preservação do meio ambiente, a tendência de consumo de produtos de empresas engajadas no bem estar socioambiental tem aumentado, como já citamos em nosso artigo sobre responsabilidade social

Trouxemos aqui 4 exemplos de empresas que aderiram a soluções sustentáveis em seus produtos para inspirar você a aderir uma estratégia mais ecologicamente correta em sua organização.

Arezzo

Sabe aquele sapato ou bolsa que ficaram velhos e você não pretende mais usar? Ao jogar no lixo ou em uma coleta seletiva ele provavelmente iria parar em algum aterro.

Pensando nisso, a Arezzo criou a Arezzo Rezzet: uma logística reversa onde o cliente pode enviar bolsas, sapatos, roupas ou acessórios antigos e trocar por bônus em compras nas lojas Arezzo.

Essa iniciativa pode ser adotada por várias empresas do ramo de vestimentas, contornando o problema de roupas e sapatos não reutilizáveis e trazendo uma solução inteligente que além de gerar lucro para sua empresa pode fidelizar novos clientes.

Natura

Não é de hoje que se vem dizendo da problemática do plástico, seu desperdício ou sua ameaça para o meio-ambiente.

A Natura, desde 1983 vem sendo a pioneira na utilização de refis em seus produtos cosméticos, e hoje conta com mais de 110 itens com essa opção em seu portfólio.

Essa iniciativa, além de diminuir o desperdício de plástico no meio ambiente, também é economicamente mais barato, pois diminui o custo de produção com embalagens, além de transporte e logística.

Ekofootprint

Você sabia que para executar 30 mil impressões coloridas, uma impressora gasta cerca de 40 litros de petróleo? É impossível calcular quanto desse material vai parar em lixões e aterros sanitários após o descarte do papel no qual ele foi impresso, mas é de se imaginar que a quantidade não seja pequena.

Em Belo Horizonte, uma gráfica já nasceu com sustentabilidade em seu DNA. A Ekofootprint criou uma tinta sólida à base de glicerina, que substitui o petróleo no processo. O material além de gerar menos impacto ambiental, ainda reaproveita 90% dos seus resíduos, que são matéria-prima na fabricação de lápis de cera.

A iniciativa de substituir materiais na utilização de seus produtos ou serviços por versões mais sustentáveis já rendeu à Ekofootprint, além de prêmios de práticas sustentáveis, grande destaque na mídia, que aumentou em mais de 100% o seu faturamento.

Duratex

Nem toda empresa consegue substituir seu estilo de negócio ou a matéria prima do seu produto por algo mais sustentável, mas isso não significa que não consiga implementar uma iniciativa ecologicamente correta na sua organização.

A Duratex, por exemplo, optou pela sustentabilidade no processo de fabricação, implementando a reutilização de recursos naturais no processo de produção dos seus produtos. Além do reúso da água em larga escala utilizando 100% dos efluentes gerados, a empresa também reduziu a utilização de combustíveis fósseis, substituindo o GLP por biomassa de eucalipto nas atividades de geração de energia térmica.

A iniciativa da Duratex além de diminuir 85% da captação de água, reduz 90% do consumo de combustíveis fósseis, reduzindo custos com a compra desse combustível e trazendo benefícios para a comunidade.

Crie sua própria estratégia de negócio sustentável

Com esses 4 exemplos citados, buscamos inspirar com 4 maneiras diferentes de implementar a sustentabilidade no seu negócio.

Seja na criação de um novo modelo de negócio 100% sustentável, modificando parte da matéria prima, oferecendo uma nova possibilidade de descarte de material ou até mesmo uma estratégia de produção sustentável, é possível incluir o meio ambiente em sua visão empresarial e trazer benefícios para sua empresa, a sociedade e o meio ambiente.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp