consultores
área do cliente

5 Tendências do marketing pós-pandemia

O efeito da pandemia da COVID-19 afetou todos os aspectos de nossas vidas. E muitas dessas mudanças vieram para ficar. Publicamos recentemente um artigo que trazia algumas tendências do mercado de trabalho na situação pós-pandemia. Com a intenção de auxiliar os empreendedores a lidar com o seu público interno no “novo normal”. Hoje, trouxemos o ponto de vista do marketing pós-pandemia, auxiliando o empreendedor a se comunicar com o público externo. Entender suas necessidades, mudanças na forma que consomem e suas decisões de compra.

Autenticidade e Transparência 

No relacionamento com o cliente, duas características que nunca foram tão importantes quanto no pós-pandemia são autenticidade e transparência. Sua missão, visão e valores de negócio são o que levam os clientes a consumir o seu produto ou serviço e não o de seus concorrentes. É uma promessa feita e que precisa ser cumprida, ou poderá sujar a sua imagem para o público.

Tenha o seu propósito transparente para o seu público, certifique-se de que ele está sendo entregue e que é aquilo que o seu público precisa. 

Lealdade à marca 

Durante a pandemia, o aumento do uso das redes sociais e da internet como um todo fez com que as pessoas buscassem experiências novas. Ou seja, produtos novos, locais novos, habilidades novas, e consequentemente, marcas novas. Para o marketing pós-pandemia, isso significa que é preciso ficar atento a quando o consumidor está migrando de marcas, tanto para fidelizar aqueles que estão decidindo experimentar a sua marca, quanto para não perder aqueles que já são clientes fiéis. Estreitar o relacionamento com o cliente para além da relação de compra e venda é a chave para não perder o contato.

Formatos e Plataformas 

O marketing de conteúdo digital não irá embora tão cedo. Com a ascensão das redes sociais como espaço para anunciar produtos e serviços e também manter o relacionamento com o cliente, as empresas devem apostar na criação de conteúdo multi-formato e multi-plataforma para educar o consumidor e entregar valor de marca.

Customer Experience (CX) 

Em tempos pré-pandemia (antes de 2020), era comum se dizer que a empresa disputava o cliente com seus concorrentes. Durante e agora no marketing pós-pandemia, essa frase vem perdendo força e uma nova proposta vem ganhando espaço, esse “ditado” diz que a empresa disputa o cliente com a última experiência de compra que ele teve.

Isso acontece tanto devido a queda da lealdade do cliente à marcas, quanto ao aumento da importância da experiência do cliente com a empresa. Por isso é preciso sempre se preocupar com a experiência oferecida e buscar sempre melhorar, afinal quando se compete com a última experiência de compra, pode ser que a última experiência tenha sido a última que sua marca ofereceu.

Se você quiser saber mais sobre Customer Experience, confira o nosso artigo sobre o tema.

Empatia e Conexões Humanas 

Falando em ditados, outro muito importante para o marketing pós-pandemia é: “Pessoas não fazem negócios com empresas, elas fazem negócios com pessoas”. E isso acontece mesmo em negócios B2B (empresa-com-empresa). A conexão humana e a empatia entre as partes são essenciais para realizar qualquer venda.

Tente conhecer melhor o seu cliente (mesmo que o cliente seja outra empresa), escute suas necessidades, busque um feedback após a venda, confira se a venda foi realizada corretamente. Apresente-se para ele como pessoa, humana, com falhas, vulnerável, mas que está interessada e dedicada a resolver o problema dele. Quanto mais empática for a relação, mais duradoura ela será.

Gostou do artigo? Faça parte já da nossa comunidade no Telegram e receba em primeira mão todo o nosso conteúdo gratuito. Para mais artigos, visite a seção de Conteúdo aqui do nosso site.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp