consultores
área do cliente

7 dicas para melhorar a relação com fornecedores.

Até pouco tempo, os fornecedores eram tratados apenas como uma variável da logística. Hoje os fornecedores são considerados parceiros nos negócios, afinal eles são os responsáveis por garantir os insumos necessários para a realização das atividades da empresa. Para ter uma relação saudável, é fundamental que ambas as partes contribuam de maneira significativa no sucesso do outro.

Sendo assim, é fundamental que se mantenha um bom relacionamento com fornecedores. Prezar por uma parceria mútua com as empresas que lhe fornecem produtos e serviços resulta em vários benefícios e evita problemas futuros em sua empresa. Logo, é válido pensar em ações que sejam positivas e colaborem para uma relação benéfica e que estimule o crescimento conjunto. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para melhorar o relacionamento com seus fornecedores. Confira a seguir

Crie relações de parceria com os fornecedores

Os fornecedores precisam ser tratados como parceiros da empresa. Construa uma comunicação amigável e eficiente entre as empresas. Dessa forma, é possível estabelecer uma parceria sólida e duradoura.

Para criar esse tipo de relação, primeiramente, é preciso sair do discurso e mostrar, na prática, que essa parceria é benéfica para ambas as partes. Uma maneira simples, porém eficaz é a divulgação dos serviços e produtos.

Alinhe os processos 

Criar ou manter uma parceria de sucesso envolve a comunicação com os fornecedores e o alinhamento dos processos. Bem como acertar detalhes sobre o funcionamento das entregas, qualidade dos produtos e controle do estoque. 

Para isso, crie acordos claros, afinal, seu fornecedor também possui processos e prazos próprios e, muitas vezes, pode ser mais viável para o relacionamento, programar algumas etapas do processo considerando as condições do seu fornecedor, desde que não comprometa a sua produção. Dessa forma, os processos de ambos se alinham e todos ganham com isso.

Pense no longo prazo 

Quando for firmar um novo contrato, pense sempre se aquela empresa está pronta para uma parceria duradoura. Assim, ambas terão oportunidades de melhorar e desenvolver métodos para atender as demandas tanto da sua empresa, quanto do fornecedor.

Além disso, em uma relação a longo prazo, o fornecedor estará incluso na sua rotina de produção e ajudará a agilizar os processos. Por isso, desenvolva metas conjuntas de longo prazo e  mantenha uma avaliação constante do seu fornecedor para saber se ele está alinhado ao objetivo.

Por fim, não esqueça: valorize os bons fornecedores! Recompense as empresas parceiras que ajudam você a alcançar seus objetivos. Seja com elogios, indicações, premiações ou novos contratos. Reconhecer o trabalho bem feito traz mais motivação para que o fornecedor possa continuar te oferecendo um serviço de qualidade!

Qualidade acima do preço 

É muito comum gestores busquem fornecedores que ofereçam os menores custos ou pressionem fornecedores por uma diminuição do preço. Mas é fundamental ter sempre em mente que o que garante a satisfação do seu cliente é a qualidade do produto ou serviço que você oferece.

Para escolher com mais segurança quem fornecerá para seu negócio, monte uma lista de exigências antes de sair em busca dos parceiros. Considere além dos preços, a qualidade dos insumos, a forma de entrega, os prazos de pagamento, etc. Assim, você poderá escolher mais facilmente seus fornecedores e tomar decisões mais responsáveis e que se encaixem nas necessidades da sua empresa.

É aquela velha história: o barato, às vezes, pode sair caro. Então, escolha com sabedoria.

Estabeleça canais de comunicação com os fornecedores

Outro fator importante é o canal de comunicação utilizado. Recomenda-se uma padronização dos canais para facilitar o relacionamento com os fornecedores. Fixe com antecedência quais serão os canais utilizados para o contato.

Para tornar a comunicação mais organizada, opte por um canal direto e de fácil utilização, que centralize o registro de mensagens, documentos e que possua fácil consulta a essas e outras informações. Isso aumenta sua eficiência, evita a perda de dados, melhora a produtividade e permite o foco nas questões estratégicas.

Além disso, ao contatar um fornecedor, seja objetivo nas mensagens, para evitar dúvidas em relação às expectativas de negócio e ao serviço contratado.

Estude e negocie condições 

Antes de fechar uma parceria, estude detalhadamente as condições propostas pelo potencial fornecedor, alguns exemplos de itens a serem considerados são armazenamento, prazos de entrega, formas de pagamento, preço, qualidade do produto ou serviço, entre outros.

Isso irá ajudar a fazer uma escolha correta do fornecedor considerando as necessidades da sua empresa. Além disso, evitará incompatibilidade de expectativas e frustrações futuras. Já pensou na dor de cabeça de ficar sem matéria prima no meio da produção? 

E não se esqueça do que foi falado na primeira dica: É preciso que a parceria beneficie ambos os lados.

Compartilhe seus planos de produção

Para criar parcerias e relacionamentos duradouros, é fundamental que seus fornecedores estejam a par do planejamento da sua empresa, ou seja, quais são os planos de produção, venda e, se existirem, de expansão. Também é importante que você estabeleça e comunique quais são os critérios de qualidade e níveis de serviço, deixando claro ao fornecedor a relevância do seu papel para o sucesso do seu negócio.

O compartilhamento dessas informações de antemão fortalecerá a relação com seus fornecedores, pois eles terão mais segurança em relação a parceria. Isso ajudará, inclusive, na negociação de preços e condições.

Além disso, eles terão tempo hábil para se adequar e atender às demandas da sua empresa.

Por isso, opte sempre pela transparência ao fechar parcerias. Deixando claro para seus fornecedores a realidade da sua empresa e a demanda do dia a dia.

Gostou do artigo? Faça parte já da nossa comunidade no Telegram e receba em primeira mão todo o nosso conteúdo gratuito.

Para mais artigos, visite a seção de Conteúdo aqui do nosso site.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp