consultores
área do cliente

A importância da definição de metas em uma empresa

– Poderia me dizer por favor, qual é o caminho para sair daqui?
– Isso depende muito do lugar para onde você quer ir
– Não me importa muito onde.
– Nesse caso, não importa por qual caminho você vá

Alice no País das Maravilhas

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da necessidade de se definir metas e objetivos para o desenvolvimento pessoal ou profissional de uma pessoa, certo? Dentro de uma empresa, isso também é de extrema importância. Sem uma meta organizacional bem definida, os objetivos de uma organização se tornam abstratos, e com menos chances de serem atingidos. E isso ocorre porque a meta, é o objetivo de forma quantificada, e com um prazo a ser alcançado.

Uma forma efetiva de saber como definir uma meta para sua organização, é utilizar a metodologia SMART. Uma técnica que utiliza as letras da sigla (que significa inteligente ou esperto, em inglês). Dessa forma a sua meta deve seguir os seguintes critérios:

Specific (Específico)

Metas efetivas não podem ser generalizadas, ou seja, seu objetivo final não pode ser algo como “vender mais” ou “ganhar mais dinheiro”, pois isso gera ambiguidade, ao invés disso, opte por objetivos mais claros como “aumentar as vendas de lançamentos” ou “reduzir os custos de transporte de produtos”

Measurable (Mensurável)

Outro critério a ser atingível na sua meta é a capacidade de mensurar, como citado antes, “aumentar as vendas” não é um objetivo mensurável, pois uma venda a mais, seria um objetivo alcançado, então para isso, substitua por algo como “aumentar as vendas em 10%” ou “reduzir os custos de produção em 20%”.

Attainable (Atingível)

Metas precisam ser atingíveis, ou seja, seu objetivo precisa ser alcançável com os recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis para você. Uma meta inatingível gera desmotivação dos colaboradores.

É importante lembrar que as metas devem ser atingíveis, porém não podem ser simples, pois uma meta muito fácil de ser atingida não gera motivação para alcançá-la, o ideal é encontrar o equilíbrio entre desafiador sem que seja impossível.

Relevant (Relevante)

Nem todas as metas que são atingíveis são relevantes para o seu negócio, suas habilidades ou para o mercado que você faz parte.

Ao se manter atento às relevâncias das suas metas e dos seus objetivos, você pode ficar mais atento às tendências do seu mercado e se manter em destaque em relação à concorrência.

Time Based (Temporal)

Por último, mas não menos importante, sua meta precisa possuir um prazo. Defina um cronograma realista e que se encaixa nos outros critérios e seja algo desafiador para a sua empresa.

Através das metas, é possível definir um plano de ação para que se atinja a tão sonhada missão de uma organização, pois com ela, podemos analisar o que está indo bem em uma empresa, assim como também o que precisa ser melhorado. Tendo de forma quantitativa, os resultados de cada um dos colaboradores, para poder assim, tomar a melhor decisão para o desenvolvimento da organização.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp