O marketing digital e a sua importância nos dias de hoje não são mais novidade para ninguém. O investimento em anúncios, presença no mundo virtual (como o blog) e estratégias de marketing são indispensáveis em todas as empresas que desejam crescer na era da internet. Mas além de se fazer presente nas redes e ser visto pelo público, é preciso antes de mais nada mostrar para esse público que a sua empresa possui o que ele precisa e se destacar em meio à concorrência. E é aí que entra o Inbound Marketing.
O inbound marketing se resume em qualquer estratégia de marketing que tem como objetivo captar a atenção do público de forma não invasiva ou agressiva. Todos já estão cansados das abordagens tradicionais de venda que jogam anúncios e produtos na sua cara quando elas nem sequer possuem intenção de realizar qualquer compra, por isso o inbound marketing realiza sua propaganda de forma sutil, permitindo que o potencial cliente perceba que possui a necessidade daquele produto ou serviço, e realize a compra por vontade própria, sem ser coagido.
E uma das grandes formas de se realizar o marketing de conteúdo, é a produção de blogs de conteúdo. Que é o nosso assunto da semana.
O que é um blog?
O termo blog surgiu da junção de duas palavras da língua inglesa, web e log, que com o tempo viraram weblog e, logo depois, somente blog, termo que pode ser traduzido como “diário da rede”. O blog é um tipo de site que tem como objetivo fazer publicações para divulgar conteúdos.
Os blogs surgiram no início da década de 1990, na época sendo chamados de diários online, neles as pessoas escreviam sobre suas experiências diárias, poesias, prosas, comentários gerais. Apenas no fim da década que vieram receber o nome de blog.
O blog no marketing digital
A partir dos anos 2000, com o avanço da era digital, as pessoas passaram a utilizar mais a internet no processo de compra, consumindo e divulgando suas experiências com os produtos que consumiam através das redes, inclusive em seus blogs. A partir daí, as empresas pararam de ser apenas assuntos nos blogs dos consumidores e passaram a criar seus próprios blogs, e utilizá-los para divulgar seus produtos e serviços. Assim o marketing digital e inbound marketing se tornaram peças importantíssimas no cotidiano das empresas.
Por que ter um em seu site?
Se você ainda está se perguntando sobre o motivo de criar um blog, mesmo 20 anos depois do surgimento dessa ferramenta, listamos alguns motivos que vão mostrar a força que essa estratégia traz.
Baixo custo para iniciar
O blog é uma das ferramentas mais baratas para se iniciar no marketing digital. Além de diversas plataformas gratuitas e fáceis de gerenciar, como o WordPress, que é hoje uma das mais utilizadas. Sendo assim possível que você mesmo possa criar um blog e publicar conteúdo, evitando gastos com outro profissional e a divulgação ainda pode ser feita gratuitamente nas redes sociais. Mas para quem quer investir um pouco mais no blog, é possível impulsionar as postagens nas redes e permitir um maior alcance e engajamento.
Blogs geram autoridade e ajudam a vender
Melhor resultados nas pesquisas do Google
Publicar conteúdos em um blog faz com que sua empresa tenha mais páginas a serem exibidas no Google em comparação a um site comum, melhorando sua exibição em sites de pesquisa e melhorando seu posicionamento na internet de forma orgânica. Além disso, é possível que as pessoas que gostarem do seu conteúdo compartilhem as postagens do seu blog nas redes sociais, fazendo com que o seu negócio seja divulgado para ainda mais pessoas.
Educar o público
Esse é um dos principais benefícios do blog. Com o blog você consegue mostrar ao seu público alvo a importância do seu produto ou serviço sem precisar mencionar o seu produto em momento algum. Ao abordar temas relativos à sua área de atuação e que falem das dores dos consumidores que são solucionadas pelo que você oferece.
Além disso, ao escrever sobre seu mercado de atuação, produto ou serviço, você demonstra para o seu público que possui conhecimento no assunto, gerando autoridade para o seu negócio e ajudando a vender mais.
Funil de vendas
O blog também atua em duas etapas do funil de venda. No topo ele demonstra para o público quais são os problemas que existem e atraem para o seu site clientes que buscam assuntos relacionados a esse problema, captando possíveis leads que, acompanhando a página, criam contato com a sua empresa. Já no meio do funil, o lead que lê o seu conteúdo, é conquistado pela sua marca e cria confiabilidade, desejo e a sensação de segurança na compra do seu produto ou serviço. Diminuindo com uma só ferramenta o custo em duas etapas da jornada de compra.
Resultados duradouros
Com as publicações do blog, o conteúdo que você oferece no seu site tem resultados permanentes. Enquanto o blog se mantiver no ar, com links de conteúdo e a autoridade nas páginas de pesquisa do Google, o tráfego no seu site será permanente, e os consumidores sempre poderão visitar sua página e realizar compras. Em outras palavras, você recebe tráfego constante de forma gratuita.
Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no nosso blog e no nosso Instagram.