Quando o assunto é gestão empresarial e estratégias, a análise SWOT já é um tópico amplamente estudado e conhecido. A ferramenta que busca sintetizar os pontos fortes e fracos, assim como oportunidades e ameaças dos cenários internos e externos das empresas é parte fundamental do arsenal de qualquer empresa que busca um desenvolvimento sustentável. Aqui na Exmerare já abordamos e explicamos mais como funciona a análise SWOT, no artigo de hoje iremos focar especificamente em um dos pontos, as Ameaças, e como podemos mudar a visão estratégica e revertê-las e transformá-las em possíveis oportunidades.
As ameaças da Análise SWOT
Na análise SWOT as ameaças são aspectos negativos do ambiente externo que envolvem a empresa e tem potencial para comprometer a vantagem competitiva que ela possui. Por se tratar de algo que está ligado ao ambiente externo, como concorrentes ou mudanças na legislação, não há controle da parte da empresa em como essas ameaças afetam sua performance. O que muitos esquecem nesses casos é que o que está no controle da empresa é como ela lidará com essa ameaça.
Não é preciso dizer que ninguém gostaria de precisar lidar com as ameaças. Mas como não há escolha em relação a isso, a ameaça existe e em algum momento será preciso enfrentá-la.
Da zona de conforto para a zona de confronto
E já que não podemos fugir da ameaça, como podemos lidar com ela? Tudo começa com a prevenção.
Pense antecipada em quais podem ser suas ameaças ao realizar uma análise SWOT, faça um exercício mental de situações negativas que podem acontecer com a sua empresa que estão fora do seu controle, como por exemplo: “E se aparecer um novo concorrente com produtos melhores que o meu?”, “E se o meu nicho de mercado parasse de consumir o produto ou serviço?”. Talvez seja preciso redefinir a visão da sua empresa ou até mesmo mudanças mais drásticas, muitos negócios historicamente já fizeram isso e tiveram sucesso com isso. Pense na indústria de cosméticos por exemplo, com o aumento do público vegetariano e vegano essas empresas tiveram de migrar para produtos sem utilização de derivados de animais ou parar de testar seus produtos em animais e hoje isso é uma forma de mostrar uma nova visão da empresa para com o meio ambiente. Quanto mais prevenida contra ameaças sua empresa estiver, maiores as chances de sucesso.
Com as possíveis ameaças em mãos, o próximo passo é teorizar como sua empresa pode reagir a essas ameaças. Nessa etapa é importante manter a mente aberta e realizar um brainstorming com diversos setores, pois boas ideias podem surgir de onde menos se espera. Ignorar a oportunidade de diversificar suas estratégias pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa frente à uma ameaça.
Com as ideias definidas, é hora de partir para a ação. Crie um plano baseado nas estratégias definidas e não desista, se algo der errado, estabeleça uma rotina de feedbacks e analise-os para redefinir suas estratégias. Verifique se sua empresa possui os recursos (financeiros, materiais e humanos) para executar as mudanças necessárias e busque agir com rapidez e flexibilidade, pois a ameaça que afeta sua empresa, certamente afeta sua concorrência, e ela estará na mesma busca por uma oportunidade escondida.
Planejamento para o futuro
Muitas vezes é preciso uma ameaça para acordar um negócio estagnado na zona de conforto. Se há um aprendizado que a pandemia do Coronavirus nos trouxe é que nunca podemos ter o amanhã como garantido e que as ameaças podem nos atingir quando menos esperamos. Criar uma rotina de gestão de ameaças e crises é algo que toda empresa deve passar a adotar para que a cada obstáculo superado, tenhamos sempre em mente de que o próximo está por vir e que precisamos estar preparados para enfrentá-lo.
Ao realizar a estratégia de converter ameaças em oportunidades, saiba que nem sempre será possível reverter de imediato todas as ameaças, mas com planejamento e prática é possível mitigar um problema maior para poder lidar de forma mais adequada no futuro. Por isso não desista na primeira tentativa.
Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.