“Branding”, “on brand” e “branded” são termos que ultimamente vêm sendo utilizados com bastante frequência nos negócios do mundo globalizado. Mas apesar da sua popularização relativamente recente, o conceito da criação de uma marca está longe de ser algo novo.
A origem do termo Branding, que vem do inglês brand (marca), vem desde a idade média, quando eram utilizadas marcações no gado para separar e distinguir os rebanhos e evitar confusão. Logo em seguida evoluindo e também sendo utilizado para separar produtos como vinhos, que sem uma distinção visual também seriam difíceis de se distinguir.
Já no mundo dos negócios, apesar de ainda existir a necessidade de distinguir produtos e deixar claro para o consumidor quem é o fabricante, algo que fala ainda mais alto quando o assunto é branding é a identidade que um produto ou serviço adquire ao ser associado com uma empresa, e o valor que automaticamente é atribuído ao mesmo.
Ao pensar em uma marca grande e de sucesso, como Apple, Coca-Cola, McDonald ‘s, Itaú, Rede Globo e etc. De primeira instância o que nos vêm à mente são as cores, fontes, letras, formas de uma marca, mas ao prolongar esse pensamento, começamos a associar também sensações, lembranças e até mesmo a reputação da empresa. E essa é a principal função do Branding: despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes entre o visual (marca) e o seu produto ou serviço.
Ao construir um branding de sucesso, devemos aplicá-lo desde o início e ir aperfeiçoando ao longo do tempo. É um processo literal de construção: lento, contínuo e gradual.
Nesse artigo, traremos 3 dicas que devem ser seguidas ao construir um branding consistente e duradouro.
Seja autêntico
Traga para seus stakeholders um ponto de vista único, diferente, que possua atitude e que distinga você dos demais. Pense na cultura da sua empresa e o que a torna única, e traga essa característica à tona de forma visual.
Seja relevante
Faça com que seu público se identifique com sua marca. Uma marca relevante consegue criar um relacionamento com seus stakeholders. Traga seu propósito e sua visão de mundo para o público e faça com que ele entenda o que sua empresa representa.
Seja consistente
Como já citamos anteriormente, a construção de uma marca de sucesso é um processo contínuo, e para isso é preciso consistência. Utilize sempre as mesmas formas de se comunicar com seu público, isso traz confiabilidade para os stakeholders e dá estabilidade na imagem que você quer transmitir.
Lembre-se sempre de entregar aquilo que você promete ao seu cliente, e isso também serve para as estratégias de marketing que você adota ou um valor que você se propõe a agregar ao seu cliente. Nos dias de hoje, uma marca não é mais apenas um desenho que você coloca em seus produtos ou em uma fachada de estabelecimento, ela é a identidade e a personalidade da sua empresa.