consultores
área do cliente

Calendário de Publicações: Organize sua rede social

Se você não possui um calendário de publicações para as redes sociais, provavelmente sabe o que é a ansiedade de ter uma boa ideia para um post em cima da hora. Isso acontece porque compartilhar conteúdo de qualidade, em todas as mídias sociais com frequência demanda um planejamento que na maioria das vezes não pode ser resolvido pensando no tema da publicação na hora de realizar a postagem. Por isso é preciso que você desenvolva um calendário de publicações para as redes sociais do seu negócio.

Um calendário de publicações é, como o próprio nome já diz, um calendário que diz quando, como e qual rede social receberá uma determinada publicação. Com ele, é possível organizar e gerenciar a estratégia de marketing e o fluxo de postagens em um determinado período.

O calendário pode englobar uma série de informações que vai desde o título da publicação, editorial, e resumo até as palavras-chave, horário da publicação e hashtags que serão utilizadas.

A importância de se montar um calendário de publicações 

Ao montar um calendário de publicações, é possível elaborar uma estratégia de marketing e garantir a presença da sua marca no ambiente virtual, além disso, é possível fazer todo o planejamento com antecedência, garantindo que tudo esteja pronto na hora de publicar e dando mais tempo para que você possa focar em outras atividades importantes da gestão do seu negócio, ou até mesmo elaborar conteúdos de maior valor.

Com o planejamento que o calendário de publicações proporciona, podemos também analisar, comparar e mensurar editoriais, assuntos, formatos e redes sociais que estão trazendo mais resultados, permitindo um conteúdo mais adequado e de maior valor para o seu público.

Montando seu calendário de publicações 

Conheça seu Público

Se você já acompanha nossas publicações aqui no blog já deve saber que esse tópico é bem recorrente em nossas publicações. Principalmente quando falamos de marketing, porém é sempre bom lembrar que uma comunicação de qualidade só é feita quando sabemos quem está do lado receptor da mensagem. Por isso, entenda quem consome seu conteúdo, quais suas necessidades, o que ele gosta de ler, de assistir e qual horário costuma frequentar as redes sociais. Isso te dará um melhor direcionamento das questões a seguir.

Define o editorial do calendário de publicações

Tendo em mente o público que irá consumir o conteúdo, é hora de planejar que conteúdo é relevante para aquele público, defina as linhas editoriais que você irá publicar e quais conteúdos serão abordados em cada uma delas.

Se seu negócio é, por exemplo, uma loja de roupas, algumas linhas editoriais que você pode seguir são:

  • Dicas de combinação de peças de roupa;
  • Últimas tendências da moda do seu segmento;
  • Novidades da sua loja;
  • Peças que não podem faltar no seu armário;
  • Fatos curiosos sobre moda;

Após ter suas linhas editoriais separadas, defina a frequência em que cada uma delas aparecerá por semana ou por mês e organize-as no calendário. Para ajudar nessa organização, algumas ferramentas como Trello, Asana, Google Calendar ou até mesmo uma planilha do Excel são recomendadas para que você não se perca no fluxo de publicações.

Faça uma curadoria

Com os editoriais definidos, é hora de realizar um levantamento dos conteúdos relevantes que preencherão os editoriais. Datas comemorativas especiais, fontes relevantes onde você pode buscar notícias do seu segmento ou que podem ser importantes para o seu público, momentos interessantes do seu dia a dia na empresa, momentos de interação com o público.

Adapte os conteúdos do calendário de publicações

Uma vez que os conteúdos estão coletados e as postagens separadas por temas, devemos personalizar cada conteúdo para a plataforma em que ele será publicado.

Cada rede social possui uma particularidade e um formato de publicação que se encaixa melhor que o outro. Uma publicação do Instagram, se publicada no Twitter ou LinkedIn sem nenhuma adaptação dificilmente terá a mesma recepção ou relevância. Por isso, é preciso segmentar as publicações por plataforma e também por formato (vídeo, story, texto, etc.).

Dicas para um calendário de publicações de sucesso

Analise os resultados

Um dos maiores benefícios de utilizar um calendário de publicações é poder visualizar de forma clara todos os dados utilizados nas postagens. Utilize essas informações e analise as postagens que  estão sendo mais bem recebidas e aquelas que precisam de ajustes. Se uma linha editorial inteira não está trazendo resultados tão satisfatórios, vale a pena considerar os motivos e talvez alterá-la ou substituí-la. Se um formato está tendo sucesso, é possível tentar replicá-lo com mais frequência ou adaptar para outras linhas editoriais. As possibilidades de avanço utilizando a análise e mensuração das publicações são diversas.

Faça uso de templates

Templates são artes pré-prontas que agilizam o processo de criação de peças para redes sociais, ideal para empreendedores que não são designers. São excelentes ferramentas que auxiliam a manter um padrão que pode ajudar a solidificar sua identidade visual nas redes sociais. Com os templates você pode substituir as imagens e textos que desejar no formato adequado.

Algumas empresas como Canva, Fotor e Easel.ly fornecem esse tipo de serviço.

Interaja com o público

Apesar da maior utilidade do calendário de publicações ser agilizar e automatizar o processo de criação de conteúdo para as redes sociais, não é desculpa para que você abandone o seu público. Mantenha a interação constante e continue dialogando e engajando o público nas mídias. 

Gostou do artigo? Faça parte já da nossa comunidade no Telegram e receba em primeira mão todo o nosso conteúdo gratuito. Para mais artigos, visite a seção de Conteúdo aqui do nosso site.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp