Ter um funcionário na equipe que seja capacitado e alinhado com as políticas da empresa é o sonho de qualquer Gestor. Mas quando se trata de formação de equipe, não há atalhos.
Na hora de contratar um funcionário há uma série de habilidades que podem ser levadas em consideração, tanto as técnicas, conhecidas como hard skills, quanto as comportamentais ou sociais, também conhecidas como soft skills. Aqui no nosso site já falamos um pouco mais sobre soft skills e a importância delas na contratação de um profissional. Mas quão importante é a capacitação do profissional? É preciso que o funcionário a ser contratado já possua todas as habilidades necessárias para a função desejada? Há a possibilidade de formar um profissional após inseri-lo no ambiente da empresa? Esse é um dilema enfrentado por organizações dos mais diversos portes e em ambos os casos temos as vantagens e desvantagens. É sobre isso que falaremos no artigo de hoje
Contratar um profissional já capacitado
Ao contratar um profissional já capacitado e qualificado temos a vantagem mais clara e talvez até óbvia de todas, afinal o profissional em teoria já estará pronto para executar as funções e já irá possuir uma bagagem de experiência consigo, o que poderá auxiliar em trazer um novo ponto de vista para o ambiente da empresa, com novas soluções, novas formas de produzir.
Porém, como já foi citado, não há atalhos quando se trata de formação de equipe, e até mesmo na contratação de um profissional já “pronto” é preciso que se tenha um período de adaptação ao ambiente de trabalho, para que ela conheça as necessidades da empresa, suas dores, seus clientes e o ambiente como um todo.
Outro grande problema encontrado pelas empresas ao buscar um profissional capacitado é a escassez de profissionais assim no mercado de trabalho, além da dificuldade de encontrar profissionais que além de qualificados, estejam alinhados com a cultura da empresa. Pois de nada adianta um profissional que tenha todas as capacitações necessárias, se o mesmo entrar em conflito constante com o ambiente que está inserido.
Investir na capacitação de um bom profissional
Quando se pensa em capacitação da equipe, seja de um funcionário que já faça parte da equipe ou contratar um funcionário pensando na possibilidade de capacitação do mesmo, uma das maiores desvantagens encontradas na contratação de um profissional já capacitado é solucionada de cara, pois teremos na equipe um profissional com potencial de crescimento e que estará alinhado com a cultura da empresa e suas necessidades. Além disso, profissionais que estão recebendo investimento em capacitação pela empresa que estão inseridos, quando sentem que estão realizando um bom trabalho, tendem a se esforçar ainda mais para continuar aplicando os conhecimentos adquiridos dentro do ambiente de trabalho.
O maior inimigo desse método de formação de equipe é o tempo, pois além do prazo para que a capacitação esteja concluída e que aquele profissional esteja realmente pronto para exercer plenamente suas funções e possua uma bagagem de experiência, temos também a incerteza que muitas organizações enfrentam: “E se ao investir na capacitação e formação daquele profissional e ele finalmente tiver formado, ele se demitir e buscar na concorrência uma proposta melhor?”. É possível contornar parcialmente esse questionamento, já que há contratos que podem ser estabelecidos para que o funcionário desenvolva os conhecimentos adquiridos por um prazo estipulado na empresa que investiu nele. Porém a melhor solução não está nos meios jurídicos, é preciso que os valores do funcionário estejam devidamente alinhados com o da empresa desde a sua contratação e que o ambiente de trabalho seja favorável para a execução da função. Um funcionário feliz e satisfeito com o local de trabalho não irá buscar um ambiente de trabalho onde não há certeza de satisfação pessoal.
Qual a melhor opção?
Não existe uma regra ou uma melhor opção a respeito da contratação de novos funcionários ou capacitação dos membros atuais da equipe. Os fatores para decidir a melhor opção são vários: Urgência na contratação, Disponibilidade no mercado, Quantidade de funcionários a serem contratados, etc. De modo geral, na maioria das vezes é mais benéfico investir na capacitação de um bom funcionário, pois ao fim da capacitação além de ter um profissional pronto para exercer o cargo, a empresa terá também um funcionário satisfeito, motivado e acima de tudo alinhado com os valores, metas e objetivos da organização.
O que é necessário ter em mente é que ter o profissional certo para a sua equipe é o que fará sua empresa ou seu negócio crescer. Pois até mesmo quando se contrata um profissional já capacitado, será necessário um investimento na capacitação futura daquele funcionário, para que ele possa sempre evoluir e crescer junto com a sua empresa.
Quer saber mais sobre como sua empresa ou negócio podem continuar evoluindo? Confira nossos outros artigos aqui no site e nossas postagens do Instagram e YouTube.