Quando o assunto é processo seletivo e entrevista de emprego, muito se fala sobre como o entrevistado deve se comportar, como agir ou que respostas dar em cada situação. Mas você empreendedor já parou para pensar na imagem da sua empresa durante a entrevista? Existem algumas atitudes da parte da empresa e do entrevistador que podem deixar uma má impressão no candidato, fazendo-o repensar melhor a vaga ou até mesmo desistir dela.
Uma entrevista de emprego é uma via de mão dupla. Da mesma forma que a empresa está buscando o melhor e mais adequado candidato para recrutar para o seu time, o candidato também está buscando a melhor empresa para fazer parte. Por isso, no artigo de hoje, trouxemos alguns erros cometidos por empresas durante o processo de seleção que podem afetar a imagem da empresa para o candidato ou afetar o desejo de fazer parte da empresa.
Atrasos e desorganização
Os imprevistos acontecem, todos sabemos disso. Porém aquele compromisso marcado com o candidato é tão importante quanto qualquer outro. Em casos de imprevistos, seja transparente com o candidato, não deixe para avisar de última hora ou até mesmo deixar esperando por muito tempo. O preparo e comprometimento com futuros membros da sua empresa, reflete no preparo e comprometimento da empresa em qualquer outro aspecto.
Clareza sobre a vaga
Como já falamos em outro artigo sobre o assunto, uma das primeiras etapas do processo seletivo deve ser a definição das competências e habilidades necessárias para executar a função a qual vai se contratar, assim como a definição do salário e plano de carreira na empresa. Essas são perguntas que estão constantemente na mente do entrevistado e que se perguntadas, precisam ser debatidas. Deixar o candidato ciente da situação em que ele está prestes a embarcar e ver a reação dele frente a situação é importante também para observar se ele está apto para exercer a função.
Comportamento inadequado
Esse provavelmente é o maior erro e fará com que candidatos não só fujam da sua empresa como recomendem para que outros façam o mesmo. Respeite o momento da entrevista e não fique olhando para o telefone durante a entrevista e evite quaisquer comentários rudes ou ofensivos. Qualquer coisa sobre o gênero, raça, idade, orientação sexual ou coisa do tipo pode e provavelmente será tomada como uma ofensa. A entrevista é um momento para que o candidato e a empresa causem uma boa primeira impressão e a falta de respeito durante o processo por qualquer uma das partes provavelmente é um ato que continuará durante o ambiente de trabalho.
Falta de avaliação técnica
Se a vaga a ser preenchida requer algum conhecimento técnico como o conhecimento de idiomas, boa escrita ou o uso de alguma ferramenta ou plataforma, é necessário que essa habilidade seja avaliada, tanto para que a empresa saiba que esse é o candidato adequado quanto para o candidato saber que a vaga em questão é a correta. A ausência de qualquer avaliação técnica durante a entrevista significará que a habilidade cobrada não é realmente necessária ou o perfil não está traçado corretamente.
Permita que o entrevistado faça perguntas
Entrevista de emprego não se trata apenas de saber apenas sobre o candidato e suas habilidades, mas também para que o candidato conheça mais sobre a vaga, a empresa e a rotina de trabalho. Essas perguntas são uma forma de avaliar o interesse do candidato na vaga e na sua empresa, além de mostrar proatividade e um bom fit cultural. Por isso peça para que o candidato faça perguntas durante a entrevista e procure sempre respondê-las. Caso não tenha as respostas de imediato, procure descobrir e retorne com respostas o mais rápido possível.
Tempo de entrevista
Um erro comum em processos seletivos que possuem muitos candidatos é que as entrevistas sejam um pouco apressadas para que se tenha tempo de entrevistar muitos candidatos. Isso pode afetar a avaliação do candidato e dar a impressão errada, acarretando numa contratação incorreta. Certifique-se de que todos os requisitos de avaliação sejam conferidos e que as perguntas necessárias sejam feitas.
Por outro lado, não prolongue muito nas entrevistas, principalmente as de avaliação técnica. Os candidatos estão lá para demonstrar o que sabem fazer, não para trabalhar de graça. Processos muito longos acarretam em muita espera e tornam-se cansativos, tanto para o entrevistador quanto para o entrevistado.
Quantidade de entrevistadores
Procure sempre possuir nas entrevistas um líder direto do entrevistado. Em alguns casos é possível também que haja alguém do mesmo cargo. Eles serão responsáveis por responder as perguntas do candidato acerca da rotina de trabalho, suas atribuições e a cultura da empresa, além de poder avaliar a performance durante a entrevista técnica.
Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.