Toda empresa que deseja crescer precisa ter um bom gerenciamento de projetos para organizar suas atividades, analisar resultados e economizar tempo e recursos. É de conhecimento geral que a gestão de projetos pode ser a diferença entre sair na frente na entrega de um projeto ou perder a oportunidade para a concorrência.
Sabendo da necessidade de possuir uma boa gestão e organização em termos de projetos, técnicas como Kanban e Scrum foram criadas para melhorar estas atividades. E com o avanço da tecnologia, muitas dessas técnicas foram aplicadas em ferramentas digitais que podem ajudar as empresas, principalmente nesse novo contexto de trabalho remoto que vem se popularizando cada vez mais, onde as equipes não ocupam geograficamente o mesmo espaço e dependem do espaço virtual para se comunicar e trabalhar.
Pensando nisso, decidimos reunir aqui 8 das ferramentas de gestão de projetos mais utilizadas do mercado para ajudar você empreendedor a escolher a que mais se adequa ao seu modelo de negócio.
Asana
Uma das plataformas mais conhecidas para gerenciamento de projetos é o Asana, que está disponível tanto na versão Web como no aplicativo para Android e iOS.
Ideal para projetos ágeis, a plataforma traz recursos essenciais para a gestão de projetos como dividir o trabalho em tarefas e subtarefas, atribuir as atividades para participantes, definir cronogramas com datas de início, vencimento e outros marcos para as atividades, organização do projeto em quadros ou listas utilizando o método Kanban e muito mais.
A plataforma é grátis para pequenas empresas e oferece pacotes pagos para empresas com projetos e equipes maiores.
Trello
Outra estrela do gerenciamento de projetos é o Trello, também disponível nas versões Web e aplicativo para Android e iOS. Se a sua equipe está habituada a utilizar o método Kanban, com certeza irá se adaptar perfeitamente ao Trello, o Trello aposta na simplicidade e praticidade da técnica e a adapta para o ambiente virtual.
A ferramenta utiliza o esquema de listas, cartões e quadros para organizar as atividades de um projeto, permitindo atribuir às pessoas as atividades que constam nos cartões e mover os cartões pelos quadros de acordo com os status das atividades. Permitindo também anexar arquivos, escrever comentários e estabelecer prazos e checklists.
O Trello possui uma opção de plano gratuita, que possui algumas limitações e planos pagos que prometem soluções sob medida.
Artia
Sendo uma das opções mais robustas e completas do mercado, o Artia une a gestão ágil do método Kanban com métodos mais tradicionais como Cronogramas e gráficos de Gantt.
Com mais de 50 recursos disponíveis como a técnica Pomodoro, relatórios de desempenho, controle financeiro e apontamento de horas dos colaboradores, o Artia conta com uma interface intuitiva e de fácil aprendizado.
A plataforma não está disponível na versão mobile e possui uma versão gratuita com modestas limitações, mas conta com diversos planos pagos para empresas de vários portes.
Bitrix24
Mais que uma ferramenta de gestão de projetos, o Bitrix24 é uma plataforma de colaboração coletiva para empresas. Visando atender o negócio por completo, a plataforma conta com mais de 30 funcionalidades, dentre elas estão ferramentas para CRM, automação de marketing e criação de sites.
O diferencial do Bitrix24 é a atribuição de carga horária prevista para cada participante do projeto, gerando um comparativo entre as horas previstas e o trabalho realizado.
O Bitrix está disponível nas versões desktop e mobile e conta com uma versão gratuita para empresas pequenas e planos pagos para empresas de maior porte.
Jira
Criado com o objetivo de ajudar no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de softwares, o Jira oferece uma série de ferramentas para gerenciar o fluxo de trabalho das equipes, podendo ser facilmente adaptada para empresas de diversos segmentos, principalmente aqueles que possuem uma abordagem mais operacional e de entregas.
Baseado nas metodologias Scrum e Kanban, o foco do Jira são projetos e tarefas. As tarefas e subtarefas são criadas dentro do projeto e atribuídas aos colaboradores e seus status são alterados automaticamente assim que concluídas. O Jira possui também a funcionalidade para gerar relatórios em tempo real do desempenho da equipe e da porcentagem de conclusão das atividades.
O Jira está disponível nas versões desktop e mobile e não possui versão gratuita.
Wrike
O Wrike é mais uma opção de plataforma para gerenciamento de projeto para aqueles que gostam de robustez. Com diversas funcionalidades interessantes, o Wrike aposta no diferencial da integração entre aplicativos, permitindo editar e gerenciar arquivos de diversas plataformas e integrando aplicativos como G Suite, Adobe, Microsoft OneDrive, GitHub, Slack e muitos outros.
Focado em equipes de desenvolvimento e criação, o Wrike realiza um excelente trabalho na integração dos times para a melhor entrega de resultados.
O Wrike está disponível nas versões desktop e mobile e possui uma versão gratuita para até 5 usuários e planos pagos de diversos preços, contando inclusive com uma solução personalizada para profissionais de marketing e empresas de diversos portes.
GanttProject
O GanttProject é um software livre e totalmente gratuito para gerenciamento interativo de cronogramas de projeto para desktop. Com o foco em pequenas e médias empresas que trabalham com gráficos de Gantt, o software permite que o usuário adapte suas funcionalidades de acordo com sua necessidade.
O GanttProject permite monitorar e gerenciar o cronograma de um projeto, e converter os resultados em PDF e HTML, com ferramentas de projeção e análises de caminhos críticos.
Por se tratar de um software, o GanttProject não conta com armazenamento na nuvem ou versões mobile.
Microsoft Project
O Microsoft Project ou MS Project é uma das ferramentas mais antigas de gerenciamento de projetos do mercado. Lançado em 1985, a ferramenta possui uma abordagem mais tradicional e tem como objetivo realizar o gerenciamento de projetos de forma simples e intuitiva.
Com uma interface semelhante ao do Microsoft Excel, ele é uma boa ferramenta para aqueles que já estão familiarizados com as planilhas da Microsoft. Utilizando o gráfico de Gantt como forma de organizar os cronogramas do projeto ele também permite a atribuição de tarefas aos participantes do projeto e integração com outras ferramentas da Microsoft, como o Microsoft Teams para realizar reuniões online e comunicação entre os colaboradores e o Power BI para criar dashboards e relatórios personalizados.
O Microsoft Project não possui versão mobile e conta apenas com planos pagos que variam de acordo com as necessidades de cada empresa.
Qual ferramenta escolher?
Como podemos ver, opções não faltam, e cada uma delas possui um diferencial. É preciso entender as necessidades da sua empresa e dos seus projetos para escolher a ferramenta mais adequada. Alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na hora de decidir qual ferramenta implementar no seu negócio são: Tamanho e conhecimento técnico da equipe, área de atuação da empresa, onde a ferramenta será utilizada (desktop, mobile ou ambos), complexidade dos projetos, suporte disponível para capacitação ou manutenção da ferramenta, e etc.
Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.