consultores
área do cliente

Inbound Recruiting: O que é e como aplicar na sua empresa

Inbound Recruiting é uma estratégia que deriva do Inbound Marketing que visa a atração de talentos que estejam alinhados com a cultura da empresa e que desejam fazer parte da organização. Saiba mais sobre essa estratégia e aprenda a implementá-la no seu negócio.

O processo de contratação de novos funcionários em uma empresa é sempre algo que requer um bom planejamento. Além de verificar as habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos, também é preciso avaliar se ele se encaixa na cultura da empresa. Decisões erradas na contratação por sua vez acabam por resultar em mais gastos, tempo desperdiçado e a necessidade de realizar um novo processo seletivo.

No contexto atual do mercado de trabalho, onde a demanda por talentos qualificados é maior que a oferta, se faz necessário a elaboração de estratégias que aprimorem o processo de recrutamento e seleção para conseguir uma vantagem competitiva e assim montar a melhor equipe. Uma dessas estratégias é o Inbound Recruiting, o tema do nosso artigo.

O que é Inbound Recruiting?  

O inbound recruiting é uma estratégia que deriva do já conhecido Inbound Marketing (também conhecido como Marketing de Atração). No Inbound Marketing, o objetivo é atrair e fidelizar clientes, educando-os sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa e fazendo com que o consumidor busque a sua empresa e queira consumir o que ela oferece, indo de encontro ao tradicional Outbound Marketing.

No Inbound Recruiting a ideia é a mesma: O objetivo é atrair o candidato e fazer com que ele queira trabalhar na sua empresa. O produto que você quer vender para o público no fim da “campanha” é a própria vaga na empresa.

Por que usar Inbound Recruiting? 

Por se utilizar das estratégias do marketing digital para atrair clientes com maior potencial de compra, o inbound recruiting traz profissionais mais sintonizados com a empresa e suas atividades. E numa realidade onde a demanda por mão de obra qualificada é maior que a oferta, possuir essa mão de obra sintonizada e engajada nas atividades é uma grande vantagem competitiva.

Isso ocorre porque os talentos também escolheram participar da empresa, fazendo o nível motivacional ser mais elevado do que para aqueles que só precisam de um emprego,

Se os  A identificação com os valores e objetivos pode ir ao encontro das necessidades e aspirações de cada colaborador recrutado.

As etapas do Inbound Recruiting 

No inbound marketing, os candidatos à vaga são tratados como clientes, sendo assim há uma série de touchpoints, semelhantes a jornada de compra ou funil de vendas, que são considerados na realização do processo seletivo. As etapas da Jornada do Candidato são:

Atração 

Esse é o momento em que estranhos possuem um primeiro contato com a marca empregadora, seja conversando com colaboradores, visitando o site, participando de eventos focados em atração, etc. Existe também a possibilidade de pessoas que já consomem o produto ou serviço da marca e passam a conhecer a experiência do colaborador na empresa.

Nessa etapa é importante utilizar das estratégias de marketing e vendas para chamar a atenção dos talentos, trazendo situações como depoimentos, fotos, vídeos ou seções como o “Trabalhe conosco” no site que mostram como é o cotidiano na empresa, projetos realizados e conquistas da equipe.

Conversão 

Nessa etapa os visitantes foram atraídos pela marca empregadora e se tornaram leads, possuindo um maior contato com a empresa, que pode ocorrer de diversas formas, como por exemplo assinando uma newsletter, enviando o currículo, se inscrevendo num processo seletivo, consumindo conteúdos nas redes sociais, etc.

Sendo assim, é importante coletar informações sobre o candidato e pensar em conteúdos personalizados para o perfil profissional desejado. Alguns exemplos são entrevistas com colaboradores que começaram em cargos baixos e subiram no plano de carreira, conteúdo que demonstre a rotina do cargo na empresa ou no home office, etc.

Fechamento 

Com os dados dos candidatos, é hora de concretizar a inscrição e realizar a chamada para o processo seletivo. Para executar um fechamento com sucesso, é preciso que as etapas do processo seletivo e os pontos a serem avaliados estejam claros para o candidato, para evitar atritos e ruídos na comunicação.

Encantamento 

Nessa etapa final, o candidato pode ou não ser contratado para a empresa, mas em qualquer uma das situações, é preciso garantir que ele possua uma boa experiência. Afinal ele poderá indicar ou não a empresa para amigos, colegas de profissão ou até mesmo parentes. Além disso, colaboradores contratados que possuem uma má experiência durante o processo seletivo tem maior chance de turnover.

Para otimizar essa etapa da jornada do candidato, utilize técnicas que envolvam os participantes como dinâmicas de grupo, atividades experienciais, games interativos. Faça com que o candidato entenda a cultura da empresa, tenha experiência marcantes e aprendam algo, mesmo que não sejam contratados. Além disso, mantenha o feedback durante todo o processo e realize testes de satisfação para buscar pontos de melhoria no processo seletivo.

Aplicando o Inbound Recruiting 

Agora que você já conhece o inbound recruiting e as etapas da jornada do candidato, vamos a aplicação prática:

Entenda o perfil do candidato desejado

O primeiro passo para começar a desenvolver o inbound recruiting é traçar o perfil do colaborador ideal. Reúna os gestores e diretores responsáveis pelas equipes e desenvolva uma (ou mais) persona que resuma o que o candidato deve ter para preencher a vaga, como suas habilidades técnicas e comportamentais, por exemplo.

Desenvolva estratégias de captação 

Com os perfis traçados e as personas criadas, é hora de traçar estratégias para alcançar essas pessoas, afinal sua marca precisa ser vista por esses talentos. Algumas ações que podem ajudar nesse processo são:

  • Um site educativo;
  • Vídeos;
  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Newsletter;

O importante é que o candidato conheça a marca empregadora, sua cultura, seus objetivos e posicionamento de mercado.

Construa uma relação a longo prazo 

Uma vez mapeado e captado, é preciso se desenvolver uma estratégia de comunicação para manter os leads informados e nutridos de conteúdo sobre a empresa para que se estabeleça uma relação com o candidato. É importante que essa relação continue mesmo depois do fim do processo seletivo caso o candidato não seja contratado ou não se candidate a vaga. Afinal, um dos objetivos do inbound recruiting é gerar defensores da marca, não apenas colaboradores.

Gostou do artigo? Faça parte já da nossa comunidade no Telegram e receba em primeira mão todo o nosso conteúdo gratuito.

Para mais artigos, visite a seção de Conteúdo aqui do nosso site.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp