consultores
área do cliente

Liderança Remota: Como gerir no novo modelo de trabalho

O trabalho remoto veio para ficar, mesmo com a retomada das atividades de forma presencial, muitas empresas perceberam que é possível, e em alguns casos até mais vantajoso, trabalhar de forma remota. E com esse novo modelo de trabalho ganhando tanta popularidade, é preciso que as empresas estejam adaptadas para lidar de forma eficiente com as novas rotinas e possibilidades que surgem, com a necessidade da liderança remota.

Um dos grandes desafios trazidos pelo home office é o papel da liderança no novo normal. Um estudo realizado pela Harvard Business Review apontou que cerca de 40% dos supervisores e gerentes expressaram baixa confiança na sua capacidade de liderar remotamente. E por isso no artigo desta semana, decidimos abordar o tema, trazendo alguns desafios enfrentados na liderança remota e algumas dicas para gerir uma equipe de forma remota.

Os desafios da liderar remotamente

Apesar dos benefícios e vantagens do home office, ainda há algumas dificuldades enfrentadas nessa nova rotina de trabalho. Uma das maiores dificuldades apontadas, tanto gestores quanto supervisores e colaboradores num geral, é a dificuldade de estabelecer os limites entre os horários de trabalho e os momentos de lazer e família, outra dificuldade apontada é o fato de que muitos não possuem em suas casas um espaço dedicado para a execução de suas atividades, o que faz com que essa linha entre o local de trabalho e o lar seja ainda mais tênue. 

Quando o assunto é liderança no home office, alguns outros desafios surgem, alguns deles são:

  • Dificuldade em acompanhar os processos;
  • Comunicação interna precária;
  • Diminuição na motivação e engajamento da equipe;
  • Problemas na resolução de conflitos;
  • Falta de tecnologia adequada;

Dicas para uma boa liderança remota 

Tendo os problemas apontados em mente, separamos algumas dicas para contornar as dificuldades que surgem no home office e exercer uma boa liderança remota, tirando o maior proveito possível das vantagens que o modelo de trabalho pode oferecer.

  1. Crie uma rotina de check-ins:

Mantenha o contato constante com sua equipe. Seja por videoconferências, WhatsApp ou qualquer outro meio de comunicação que preferir. Isso auxiliará tanto no acompanhamento dos processos e das rotinas dos colaboradores quanto na comunicação interna e os problemas que ela pode trazer.

  1. Abra espaço para interações sociais:

Separe um tempo das reuniões agendadas nas rotinas de check-in para conversas e atividades que não sejam relacionadas ao trabalho. Permita que sua equipe se conecte e crie um relacionamento saudável para que elas sintam o pertencimento à equipe e à empresa como um todo.

  1. Foque no que realmente importa:

Defina as metas que precisam ser alcançadas, mas deixe que os colaboradores desenvolvam um plano de execução. Incentive a criatividade e autonomia das atividades, afinal no home office cada funcionário estará vivendo uma realidade e rotina diferente.

  1. Mantenha a cultura de feedbacks

Feedbacks frequentes são imprescindíveis em qualquer rotina de trabalho. Eles permitem que as atitudes positivas sejam reforçadas e encorajadas e ajudam a identificar pontos negativos que precisam ser melhorados. Ofereça sempre feedbacks e incentive que os colaboradores façam o mesmo.

  1. Forneça os recursos necessários

Verifique se toda a equipe possui as ferramentas necessárias para executar suas atividades no home office. Seja computadores adequados, acesso a internet de qualidade, câmeras, microfones e outras ferramentas necessárias para o dia a dia de trabalho. Caso seja necessário, realize orçamentos e garanta que todos tenham acesso às tecnologias e que estejam capacitados para utilizar-las

  1. Exercite a empatia

Escute com atenção o que seus liderados têm a dizer, esteja atento ao tom utilizado nas mensagens e crie um ambiente de colaboração com sua equipe. Para muitos, o home office pode ser uma atividade solitária. Transformar a escassa conexão do funcionário com a empresa em uma má relação só criará mais problemas a se resolver.

  1. Seja um líder, não um chefe

À primeira vista, a liderança remota pode parecer um outro mundo, mas de modo geral, o papel do líder permanece o mesmo: Organizar, motivar, guiar e desenvolver a equipe. Não deixe a essência da liderança que inspira ser substituída pela tirania da chefia que comanda.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp