consultores
área do cliente

Novembro Azul – Abrace essa Causa

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e com isso, em 1999 foi criada na Austrália a campanha Novembro Azul que é responsável por reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença que geralmente acomete homens na faixa etária a partir dos 45 anos de idade.

A campanha foi criada por meio de um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer a fim de chamar atenção para a saúde masculina. Devido ao sucesso do movimento, em 2003 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Para mais informações sobre a Movember Foundation, acesse o site: ex.movember.com/.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a campanha foi trazida pelo – Instituto Lado a Lado Pela Vida – em parceria com a – Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano, o movimento de conscientização ganha mais apoiadores e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, de certa forma, têm diminuído.

Não existe exatamente uma causa especifica para doença, porém alguns fatores podem influenciar no surgimento, como obesidade; histórico familiar; a idade, que na maioria das vezes atinge homens com mais de 65 anos; alterações genéticas, entre outros. O câncer de próstata inicialmente se apresenta de forma assintomática, ou seja, não apresenta nenhum tipo de sintoma, o que faz com que a prevenção se torne ainda mais importante. Dado o avanço da doença, os sintomas podem surgir por meio da dificuldade e vontade frequente de urinar; sensação de bexiga cheia; dor e/ou desconforto ao urinar; urina escura e/ou com sangue, dente outros.

A doença pode ser identificada por meio da combinação de dois exames, sendo eles o exame de sangue no qual avalia a quantidade do antígeno prostático específico e o toque retal que permite o médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos. Porém, nenhum dos dois exames tem 100% de precisão, por isso se faz necessário à realização de exames complementares, no qual a biópsia é o único procedimento capaz de confirmar de fato a presença do câncer. O tratamento pode ser realizado através de cirurgia de retirada da próstata, radioterapia e tratamento hormonal, a depender de cada caso.

Com isso, deixamos nosso alerta para você:
Conscientize-se, previna-se, cuide-se. Abrace essa causa!

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp