consultores
área do cliente

Os 3 principais problemas das empresas familiares

Era uma vez um grupo de irmãos, primos ou um casal que decidiram abrir um pequeno negócio familiar… É assim que geralmente começa a história. Os anos vão se passando e o pequeno negócio começa a crescer e assim como ele, a família também vai crescendo, os filhos vão chegando, crescem no ambiente empresarial e observam de perto o desenvolvimento da empresa, e com isso a preocupação com a inserção dos filhos na empresa, sucessão e outras questões semelhantes passam a surgir. É aí que as empresas familiares começam a complicar.

Os maiores problemas de empresas familiares, passados os anos iniciais que já são conhecidos como um período de alta mortalidade em empresas, são os problemas relacionados à sucessão. A cada 100 empresas fundadas e bem sucedidas na primeira geração, apenas 30 sobrevivem até a segunda geração. Dessas 30 empresas, apenas 15 sobrevivem a terceira geração, e das 15 empresas, apenas 8 chegam à quarta geração.

Os motivos são os mais diversos, no artigo de hoje iremos tratar os 3 mais comuns e como resolvê-los.

Expectativas familiares

Como já citamos no início do artigo, as empresas familiares quase sempre começam como um projeto ou pequeno negócio que deu certo e que cresceu junto com a família. E conforme a estrutura familiar cresce, suas expectativas em relação à empresa vão se modificando e podem acabar se distorcendo, gerando impactos negativos ao negócio. Alguns exemplos de expectativas distorcidas são:

  • A expectativa de que o filho ou os filhos precisam trabalhar na empresa para comandar a empresa no futuro, quando nem sempre aquele filho possui aptidão para o negócio.
  • A expectativa de igualdade entre os filhos é trazida do ambiente familiar para o ambiente empresarial, onde tudo que um filho recebe, também precisa ser dado ao outro.
  • Expectativa e cobrança dos filhos de que o mesmo estilo de vida e tratamento recebido no ambiente familiar seja perpetuado dentro da empresa.

Problemas na estrutura de poder

Algo que acontece com muita frequência em empresas familiares é uma falta de estrutura de poder robusta dentro da empresa, o que acarreta em uma centralização do poder no membro fundador e torna a empresa completamente dependente daquele membro. Isso afeta diretamente a sucessão da empresa, já que sem a opinião ou as ordens do dito membro, a empresa não funciona. Alguns problemas que caracterizam problemas na estrutura de poder da empresa são:

  • O membro fundador, devido a idade diminui o ritmo de trabalho e não há um sucessor para assumir.
  • Sucessor é introduzido na empresa sem capacitação ou competência para gerir o negócio.
  • Herdeiros adquirem quotas da sociedade da empresa mas não possuem interesse no ambiente empresarial.

Fundador diminui o ritmo e não há sucessor

Fundador introduz sucessor familiar incompetente

Confusão de papéis dentro da empresa

Por último temos um problema que em diversos casos é o primeiro a surgir dentro das empresas familiares, mas que começa a causar danos apenas em anos posteriores, quando novos membros da família começam a ingressar no ambiente empresarial.

Toda empresa familiar possui três núcleos diferentes que em alguns momentos se misturam. O núcleo familiar, o de sociedade e o empresarial. Em muitos casos, uma mesma pessoa vai estar inserida em mais de um núcleo, como um irmão que é sócio, um sobrinho que é funcionário da empresa, um sócio que também é funcionário. Alguns dos problemas que ocorrem devido a confusão entre esses três papéis são:

  • Filhos brincando dentro do escritório durante reuniões de gestão.
  • Sócios que não participam da gestão que querem dar ordens a gestores.
  • Sócios administradores não prestam contas aos demais sócios.

Apesar dos problemas apontados aqui, estudos realizados pelo mercado de empresas de Nova Iorque apontam que a categoria de empresas familiares apresenta um maior retorno sobre capital investido quando comparado com empresas não-familiares. Ou seja, quando as empresas familiares conseguem lidar com os problemas apresentados aqui nesse artigo, o retorno pode ser um sucesso muito maior.
Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre Gestão e Governança? Tem dúvidas sobre outras situações da sua empresa? É só entrar em contato através do WhatsApp ou acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e várias postagens diferentes no nosso Instagram.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp