Criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é conhecido pelo movimento mundial de prevenção para o controle e diagnóstico do câncer de mama. No Brasil, foi instituída a lei nº 13.733/2018 para celebrar o movimento durante todo o mês. O símbolo internacional que representa o movimento é o laço rosa que é utilizado por organizações públicas e privadas ao longo de todo o mês.
Sendo o segundo câncer que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma neoplasia maligna que acomete o tecido mamário e de acordo com dados do Ministério da Saúde, o sucesso da campanha Outubro Rosa é tão grande que consegue ter um aumento em cerca de 37% no número de mamografias realizadas no país.
Mesmo com pandemia do novo Corona Vírus, a prevenção ao câncer de mama não pode parar e, segundo dados do INCA, só em 2020 a estimativa é de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, o que torna ainda mais imprescindível que as mulheres participem da campanha e incentivem o autocuidado e a realização dos exames o quanto antes, principalmente entre mulheres que compõem o grupo de risco. Ainda segundo o INCA, em 2020 a incidência estimada de tumor localizado na mama é de 29,7%.
Neste ano de 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia através da prática de atividades físicas e também de uma boa alimentação, para evitar futuras doenças, entre elas, o câncer de mama. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados aos poucos devido à pandemia da Covid-19.
Você mulher, fique atenta a alguns dos diversos e possíveis sinais e sintomas através de:
– nódulo único e endurecido;
– sensação de nódulo aumentado na axila;
– alterações no tamanho ou forma da mama;
– espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
– sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
– nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
– vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo.
A manifestação dos sintomas pode ser apresentado de forma isolada ou simultânea. Vale ressaltar que esses sinais nem sempre apontam a presença de um câncer. Com isso, se faz necessário consultar um especialista na área para se obter um diagnóstico mais preciso.
Se cuide, se ame e lembre-se, “Quanto antes melhor”!