consultores
área do cliente

Por‌ ‌que‌ ‌precisamos‌ ‌desenvolver‌ ‌soft‌ ‌skills?‌

No mercado de trabalho atual, principalmente nas contratações de novos funcionários, dois termos estão cada vez sendo mais citados: Soft Skills e Hard Skills. Mas o que esses termos significam? E qual a importância deles no para o trabalhador?

As Hard Skills são as habilidades técnicas que uma pessoa possui. Seja ela o domínio de um idioma, de uma ferramenta técnica ou o conhecimento de uma determinada área. E a necessidade delas no mercado de trabalho não é nenhuma surpresa, afinal é preciso possuir domínio da função que vai exercer para poder se ocupar um cargo. Mas e as Soft Skills? Bem, as soft skills são aquelas competências subjetivas, que não estão relacionadas a atividades técnicas, e sim comportamentais. Habilidades como empatia, senso de liderança, boa comunicação, bom trabalho em equipe, inteligência emocional e resiliência são exemplos claros de Soft Skills.

Diferente das competências técnicas, as habilidades comportamentais são mais difíceis de serem mensuradas e avaliadas. Além disso, não são habilidades que são ensinadas em faculdades, escolas ou cursos. Elas estão diretamente ligadas às experiências pessoais de cada um.

Mas por que essas habilidades são tão necessárias em um ambiente de trabalho? Primeiramente porque pessoas com boas habilidades comportamentais criam bons ambientes de trabalho, se relacionam melhor com seus colegas de trabalho e com o público em geral. E em ambientes como esses, o funcionário pode desenvolver e desempenhar melhor suas habilidades técnicas, cumprir metas e trabalhar de forma mais efetiva. Além disso, soft skills criam bons líderes, que saberão ouvir e lidar melhor com suas equipes e geri-las de forma mais eficiente.

Na teoria, tudo isso parece muito fácil e simples. Então por que todos não desenvolvem logo suas soft skills? O primeiro problema é que além dessas habilidades não serem “ensinadas” aos jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho, muitos entram no mercado de trabalho sem saber aquilo que os satisfazem profissionalmente. Por isso não conseguem entender o seu propósito em uma função ou empresa e não conseguem lidar bem com o ambiente de trabalho que estão inseridos.

No mercado de trabalho, muitos funcionários são contratados por possuírem hard skills, promovidos por possuírem soft skills ou demitidos por não possuí-las. E começar a observar se um candidato a um emprego possui as soft skills necessárias para executar uma função antes de contratá-lo, pode poupar muito tempo e recursos depois.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp