consultores
área do cliente

Você já ouviu falar em Responsabilidade Social?

Responsabilidade Social (RS) é um conceito que engloba as ações voluntárias de organizações que atuam em benefício do seu público, tanto interno como externo. Sendo assim, uma organização socialmente responsável é aquela que repensa seus comportamentos, posturas e posicionamentos para colocar em prática atitudes que tenham em mente o bem-estar da sociedade em que ela está inserida. 

Uma empresa, assim como qualquer outro grupo social, afeta diretamente o meio em que está inserida, sendo assim, se espera dela ações que tenham em mente o benefício do meio-ambiente e das pessoas que fazem da sociedade. Hoje, algumas dessas ações já são obrigatórias por lei, e por já fazerem parte do cotidiano das empresas, elas não são consideradas ações de Responsabilidade Social, pois a sociedade requer que a empresa tenha iniciativa, e que ela faça além do que lhe é obrigado, e é aí que as organizações que possuem em sua visão empresarial um posicionamento responsável em relação ao bem estar de seus colaboradores, do meio ambiente (sim, a Responsabilidade Social também inclui ações ambientais) e da sociedade como um todo saem na frente, pois elas constroem uma boa imagem perante a sociedade e com isso são lembradas na hora que o consumidor vai escolher qual produto ou serviço vai utilizar. E a lógica oposta também é verdadeira, uma empresa que não se posiciona e se omite frente a situações sociais e ambientais acaba por ser esquecida ou, em alguns casos, até boicotada.

E a tendência é que o mercado fique cada vez mais exigente em relação à Responsabilidade Social das empresas. Uma pesquisa global da Nielsen realizou três levantamentos por três anos consecutivos e notou um um aumento na preferência do público por empresas que apresentam comprometimento com a sustentabilidade e a sociedade. No primeiro ano, em 2013, 50% dos entrevistados disseram que estavam dispostos a pagar mais por produtos e serviços que vem dessas marcas, em 2014 o número cresceu para 55%, e em 2015 esse percentual saltou para 66%. Isso mostra que o consumidor moderno não se contenta mais com apenas o discurso ético e responsável das empresas, é preciso colocar em prática aquilo que se prega.

Ainda nessa pesquisa, cinco ações receberam destaque por parte dos compradores:

  • Atuar no combate ao trabalho infantil;
  • Tratar funcionários com igualdade, independente de sexo, raça, religião, identidade de gênero ou orientação sexual;
  • Investir em programas de contratação de pessoas com deficiência;
  • Contribuir para o bem-estar da comunidade onde está inserida;
  • Oferecer boas condições de trabalho;

Mas não podemos parar por aí, outras áreas onde a Responsabilidade Social também pode ser aplicada são saúde, educação, segurança, cultura, inclusão, diversidade, sustentabilidade e meio-ambiente.

Toda empresa tem deveres legais a serem cumpridos, mas aquelas que querem dar um passo à frente em direção aos holofotes no mercado competitivo precisam ir além das obrigações, e, isso é, ser socialmente responsável, é proporcionar à sociedade em que se está inserido um ambiente melhor, tanto no presente quanto no futuro.

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp